Pensar Piauí

SAMU dobra o número de atendimentos durante a pandemia

Equipes do SAMU atendem uma média de 100 pacientes por dia em Teresina.

Foto: Prefeitura de TeresinaSAMU
SAMU Teresina 

O SAMU é um programa do Governo Federal, administrado pela Prefeitura de Teresina, que presta socorro em casos de urgência e emergência. Atualmente, dispõe de 09 ambulâncias básicas, 04 ambulâncias avançadas, 02 motolâncias e 01 central de regulação, local que atende os chamados do 192 e que reúne profissionais telefonistas, médicos reguladores e rádio-operadores que se comunicam constantemente com as ambulâncias através do sistema de rádio

Entre março e junho deste ano o SAMU de Teresina contabilizou atendimento a 10.357 pessoas em situação de urgência, o que representa uma média de 101 ocorrências por dia. Desse total, as urgências clínicas foram os casos mais recorrentes (4.409). Os casos de Covid-19 ficaram em segundo lugar no ranking, sendo registrada assistência a 1.800 pessoas com quadro suspeito ou confirmado da doença.

Segundo Patrícia Marques, servidora do setor de estatística do órgão, durante a pandemia houve aumento em 300% das ligações para o 192, se comparado ao mesmo período do ano passado. “O SAMU também atendeu 1.354 pessoas vítimas de acidente de trânsito, além de usuários em situação de urgência psiquiátrica, obstétrica e traumática. As equipes também realizaram a transferência de pacientes graves de um hospital para outro”, afirma a servidora.

Por conta da pandemia do coronavírus foram adotados novos protocolos para atendimento. Várias medidas para aperfeiçoar o serviço como: acréscimo de duas ambulâncias específicas para atender sintomáticos gripais, reforço da higienização das viaturas, pulverização das vestimentas dos socorristas, treinamento das equipes e afastamento dos servidores que integravam o grupo de risco para a doença.

Destaque Nacional

O SAMU de Teresina foi o primeiro do Brasil a implantar o núcleo de segurança do paciente e foi pioneiro no Nordeste a criar projeto Libras na Saúde, para levar informações sobre a Covid-19 para a população surda, disponibilizando vídeos sobre a pandemia em Libras no canal “FMS Teresina” do Youtube e no Instagram @samuteresina.

A proposta é que os surdos tenham acesso aos dados sobre prevenção da Covid-19, sintomas e tratamento disponibilizado na rede de saúde. Para que a comunidade fique bem informada, pois o conhecimento levado pode ajudar a salvar vidas.

Antes da pandemia, o projeto ensinava língua de sinais aos profissionais do SAMU para facilitar a comunicação com o surdo no momento da urgência. Os profissionais aprendiam sinais específicos de libras voltados para a área da saúde, mas as aulas foram temporariamente suspensas em razão da crise sanitária.

Foto: Prefeitura de TeresinaSAMU- Projeto Libras na Saúde
SAMU- Projeto Libras na Saúde

ÚLTIMAS NOTÍCIAS