Pensar Piauí

"Quando for abrir a boca para falar do Nordeste, lave-a primeiro", padre Nilton

O pároco de Teresina está indignado com o que falam do Nordeste

Foto: Montagem pensarpiauíPadre Nilton
Padre Nilton

O Nordeste como região geográfica do país não existia. Isso passa a acontecer após a década de 1910 por iniciativa da elite agrária brasileira. Esta tese é sustentada pelo historiador Durval Muniz de Albuquerque Júnior - uma referência nacional na área de identidade, gênero e subjetividades. Ele também é professor do curso de História da UFRN.

O fato é que a partir de então designou-se esta região como Nordeste. 

No transcorrer da história. muitos fatos ocorreram, tendo como habitantes da região e/ou ela própria como protagonistas para o bem e para o mal. 

A partir dos anos 2000, os "nordestinos" começam a eleger governos estaduais ligados a partidos de esquerda e a dar larga maioria aos candidatos presidenciais do PT. 

Em 2018, quase dá Haddad como presidente do Brasil devido sua expressiva votação no Nordeste, que voltou a se repetir a favor do PT nas eleições presidenciais deste ano. 

Devido a isso associou-se mais uma imagem ao local: o Nordeste passou a ser uma região "vermelha". E os adversários do Partido dos Trabalhadores não perdoam. Aos "nordestinos" são lançados infâmias e impropérios inimagináveis.

Esse comportamento de brasileiros de outras regiões deixou o Padre Nilton Pereira, da paróquia de São Cristovão, em Teresina, no Piauí, revolto. O Padre gravou um vídeo e externou toda a sua indignação. Veja: 

     

Em outubro de 2021, o pensarpiauí entrevistou o historiador Durval Muniz sobre o conceito de "Nordeste". Veja: 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS