Pensar Piauí

O PT do Piauí nas eleições municipais de 2024

O Pensar Piauí conversou com o presidente do PT no Piauí sobre estratégias e objetivos da sigla para o pleito que se aproxima.

Foto: ViagoraJoão de Deus, presidente do PT no Piauí
João de Deus, presidente do PT no Piauí

O Partido dos Trabalhadores está amplamente organizado no Piauí e se faz presente em 222 dos 224 municípios do estado. Com 50 prefeitos, o partido se organiza, em Teresina, com o pré-candidato Fábio Novo e nas demais cidades em busca de uma política cujo objetivo esteja em uníssono com os governos estadual e federal.

O pensarpiauí conversou com o presidente do Partidos dos Trabalhadores no Piauí, João de Deus Sousa, sobre a organização e objetivos para o pleito que se aproxima. Professor de Química e um militante histórico do PT no estado, João de Deus enfatizou a importância das eleições municipais que elegerão os gestores deste ano.

“As eleições municipais são para nós da mais alta importância, exatamente porque nós vamos eleger aquele gestor que estará no dia a dia da população, sentindo de perto os problemas da cidade e da população. Portanto, as respostas que são dadas a nível de município elas têm que estar cada vez mais próxima da realidade do povo que mora no município”, afirmou João de Deus.

Desafios à vista

Os desafios do Brasil e do Piauí são imensos. Tirar o país do Mapa da Fome e ao mesmo tempo, procurar os locais mais vulneráveis do estado para que aquelas e aqueles que lá estão possam desfrutar do bem viver é um foco primordial e está no nível 1 entre as prioridades do Partido dos Trabalhadores. Para João de Deus, fornecer melhores condições de vida é o fundamento para que ciclos negativos não se repitam e o estado possa avançar na formação de sua gente.

“O grande desafio que o Partido dos Trabalhadores assume é melhorar a vida dos mais pobres com programas claros, como o Bolsa Família na garantia do alimento, emprego e renda, melhoria habitacional, garantir uma casa que seja minimamente aceitável para uma família, a educação dos filhos e a saúde que é fundamental e nós sabemos que tudo isso passa novamente pela educação”, afirmou.

Desta maneira, outro desafio de suma importância é “eleger o maior número de prefeitos possíveis” para trabalhar em conjunto em todas as esferas. Neste sentido, o PT realizará entre os dias 24 e 25 de maio, logo após a reunião técnica do G20, uma conferência partidária com a presença da presidente nacional da sigla, a deputada federal Gleisi Hoffmann que reunirá os pré-candidatos a prefeituras e vice para discutir e traças estratégias.

“Nesse sentido, o grande desafio do Partido dos Trabalhadores que está no seu quinto mandato a nível nacional e estadual é a gente poder eleger o maior número de prefeitos possíveis, para que estes municípios possam fazer uma gestão extremamente planejada, articulada e organizada com o governo do estado e federal. Assim você otimiza recurso, resultados, porque você tem um foco associado em todas as esferas em busca de melhor qualidade de vida”, reiterou João de Deus.

Importância de Lula e Rafael

O Piauí é o estado com o melhor desempenho eleitoral de Lula, de acordo com o Tribunal Superior Eleitoral. Aqui, o presidente obteve 76,84% dos votos válidos no segundo turno, seguido pela Bahia (72%) e Maranhão (70%). O governador Rafael Fonteles, teve desempenho tão bom quanto e sequer viu a eleição ir para o segundo turno, quando somou 57,17% dos votos válidos no pleito.

“Ter o apoio do nosso governador Rafael tem um peso na campanha, sem dúvida nenhuma porque nosso governador é bem avaliado. Da mesma forma, o apoio do presidente Lula e sua imagem, não temos dúvida disso, afinal, ele venceu na maioria das cidades do Piauí. Então é muito importante a gente fazer esse diferencial perante a opinião pública, mostrar que o PT é o partido do governador Rafael e do presidente Lula”, reiterou.

Agora, o PT busca um salto substancial de seu crescimento nos municípios, passando de 50 para 70 prefeitos e, nesta busca, Teresina, capital que nunca teve uma gestão petista, será o desafio principal.

“Temos hoje 50 prefeitos, queremos ampliar para pelo menos 70 prefeitos, com isso nós teríamos um crescimento substancial. Na eleição anterior nós elegemos 22 prefeitos e chegamos ao número de 50 com a migração de alguns. Destes, 27 vão para a reeleição e estamos trabalhando para que eles indiquem sucessores também do PT”, finalizou João de Deus.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS