Pensar Piauí

Moro vira réu em ação do PT por prejuízos à Petrobras e ao Brasil

Os petistas não estipularam o valor da indenização a ser pago em ressarcimento aos cofres públicos em caso de condenação

Foto: DivulgaçãoSergio Moro
Sergio Moro

Yahoo - O ex-juiz federal e ex-ministro Sergio Moro virou réu em uma ação protocolada por deputados federais do PT na qual é acusado de prejuízos aos cofres públicos da Petrobras e de lesar a economia brasileira por conta de sua atuação na Operação Lava Jato.

A informação foi inicialmente publicada na coluna da jornalista Monica Bergamo, da Folha de S. Paulo.

A ação foi recebida pelo juiz Charles Renaud Frazão de Morais, da 2ª Vara Federal Cível de Brasília, na segunda-feira (23), fazendo com que Moro se tornasse réu. Os petistas não estipularam o valor da indenização a ser pago em ressarcimento aos cofres públicos em caso de condenação.

A iniciativa da ação é dos deputados petistas Rui Falcão (SP), Erika Kokay (DF), Natália Bonavides (RN), José Guimarães (CE) e Paulo Pimenta (RS), e foi assinada pelo advogado Marco Aurélio de Carvalho, que coordena o grupo Prerrogativas.

Os parlamentares afirmam que "o ex-juiz Sergio Moro manipulou a maior empresa brasileira, a Petrobras, como mero instrumento útil ao acobertamento dos seus interesses pessoais". "O distúrbio na Petrobras afetou toda a cadeia produtiva e mercantil brasileira, principalmente o setor de óleo e gás."

Os cinco parlamentares do PT afirmam que Moro teve "condutas profundamente alheias aos ditames imponíveis à atividade judicial".

Alegam que desvios de finalidade, excessos e abusos cometidos pela Lava Jato, sobretudo em virtude da "atuação viciada" do ex-juiz, "resultaram em perdas e danos muito superiores ao interesse público", o que produziu "um cenário de desarranjo econômico de altíssimo custo social em nosso país".

ÚLTIMAS NOTÍCIAS