Pensar Piauí

Moradores de residencial em Teresina protestam com bolo a falta de transporte público

O residencial Edgar Gayoso existe há seis anos e é formado por 459 famílias

Foto: Reprodução/Tv ClubeManifestação de moradores pela falta de transporte público
Manifestação de moradores pela falta de transporte público

 

Os moradores do residencial Edgar Gayoso, Zona Norte de Teresina, realizaram um protesto nessa sexta-feira (18) contra a falta de transporte público. Os populares relatam que há dois anos nenhum ônibus passa no residencial, o que prejudica a locomoção de quem reside na região. 

De acordo com informações do G1, os protestantes se reuniram na rua principal do residencial. A manifestação – que contou com cartazes, um carro de som e até com um bolo - foi organizada como forma de chamar a atenção do poder público. Os moradores dedicaram o primeiro pedaço do bolo à Prefeitura de Teresina para denunciar o descaso em relação ao problema. 

“Muitos pais de família já perderam o emprego, muitas mães já perderam consultas. Você vê o caso desses cadeirantes que, muitas vezes, têm que pagar uber caro para poder ir até o hospital, até uma fisioterapia, seja o que for”, reclamou o presidente da associação dos moradores da região Adércio Oliveira.

O residencial Edgar Gayoso existe há seis anos e é formado por 459 famílias. Desde o seu surgimento que os moradores enfrentam problemas relacionados ao transporte público. Durante a pandemia da Covid-19, a situação agravou. Agora, a parada de ônibus mais próxima para os moradores do Edgar Gayoso é a mais de um quilômetro de distância. São 20 minutos de caminhada. 

A cozinheira Valdênia da Silva contou que já foi ao menos quatro vezes assaltada ao fazer este trajeto a pé, da sua casa até a parada de ônibus. 

“Eu perdi o serviço que eu tinha porque a mulher queria que eu chegasse no horário. No horário que ela queria que eu chegasse, eu teria que sair de casa 5h30 e pegar o ônibus às 6h10. Aí, eu seria assaltada, como eu sempre fui”, comentou. 

O gerente de Planejamento de Transporte da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans), Felipe Leal, informou que iniciou um estudo de viabilidade para o retorno dos ônibus no residencial. 

“A Strans está preocupada e determinou uma nova ordem e serviço para que o Edgar Gayoso seja atendido. Os moradores podem ficar despreocupados que a prefeitura está empenhada em atender toda a população”, afirmou o gestor.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS