Pensar Piauí

Mão Santa fecha restaurante e culpa governador

O Bolsonaro mafrense mandou escrever “Restaurante Popular fechado por ordem do Governador Wellington Dias”

Foto: FacebookAssim Mão Santa informa o povo
Assim Mão Santa informa o povo

 

O prefeito de Parnaíba, Francisco de Assis de Moraes Souza, o Mão Santa, ao fechar o restaurante popular municipal, afixou cartazes atribuindo ao governador Wellington Dias a culpa pela interrupção do serviço. Na porta do estabelecimento, se lia “Restaurante Popular fechado por ordem do Governador Wellington Dias”. O comunicado soou como provocação ao adversário petista, já que a determinação de fechar restaurantes e outros estabelecimentos, através de decreto estadual, foi causada pela situação de pandemia da COVID-19.

Segundo consta, o fechamento do restaurante popular mantido pela prefeitura parnaibana não previu alternativas à manutenção do benefício de seu público-alvo – pessoas carentes –, ao contrário das ações, por exemplo, do Governo do Estado, que fechou os restaurantes, mas manteve o fornecimento das refeições. O restaurante popular Betinho e o da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), segundo informações oficiais, continuarão fornecendo refeições adotando o sistema de distribuição de quentinhas.

A ação dos dois restaurantes populares estaduais visa manter a distribuição de refeições a preços populares, para mais de 1.600 pessoas. De acordo com a Secretaria da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (SASC), o objetivo é continuar prestando atendimento às mais de 1.250 pessoas beneficiadas diariamente pelo Restaurante Popular Betinho, e às cerca de 350 pessoas atendidas pela Cozinha da UESPI. Ambos os restaurantes são mantidos em funcionamento adotando o sistema de distribuição de quentinhas.

Fornecimento de quentinhas

O secretário da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos, José Santana, reforça que este é um momento de muita cautela. “É necessário evitar todo e qualquer tipo de aglomeração, por isso, estamos funcionando com o fornecimento de quentinhas”, informou. “Porque sabemos da importância dos dois restaurantes, principalmente para a população mais vulnerável. É um serviço básico e necessário, por isso, ambos continuarão funcionando.”

A Diretora de Segurança Alimentar e Erradicação da Fome da SASC, Anne Campelo, explica que, como medida preventiva, e obedecendo decreto que orienta evitar aglomerações, as refeições estão sendo produzidas em matriz industrial, e tanto os refeitórios quanto as cozinhas foram fechados. Os restaurantes populares atendem, além da população dos entornos, estudantes, profissionais liberais e pessoas em situação de vulnerabilidade social.

A venda dos tickets no valor popular de R$ 2,00 ocorre a partir das 8 horas, e a entrega das quentinhas, das 10 às 14 horas. No Restaurante Betinho, a distribuição é feita pelas entradas nas ruas Sete de Setembro e Paissandu. Já no Restaurante da UESPI, é realizada pela porta de acesso principal. O cardápio será mantido de acordo com as dietas previamente elaboradas pelo setor de Nutrição dos Restaurantes Populares, e as refeições, observando as medidas preventivas solicitadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

ÚLTIMAS NOTÍCIAS