G20 Brasil 2024

"Lula colocou o social em pé de igualdade com o financeiro e político”, relatou Fonteles

Governador do Piauí concedeu entrevista coletiva após as falas de abertura na reunião técnica do G20


Foto: Renato RodriguesGovernador Rafael Fonteles e ministro Wellington Dias concedem coletiva após falas de abertura no G20
Governador Rafael Fonteles e ministro Wellington Dias concedem coletiva após falas de abertura no G20

Após a fala de abertura na terceira reunião da força tarefa do G20 em busca do consenso para a Aliança Global Contra a Fome e a Pobreza, o ministro Wellington Dias e o governador Rafael Fonteles concederam entrevista coletiva no Centro de Convenções de Teresina, local em que as reuniões diplomáticas ocorrem até a sexta-feira (24).

Rafael Fonteles fez as cortesias de anfitrião e abriu a coletiva caracterizando o G20 como um momento histórico para o Piauí, que recebe um evento diplomático deste porte pela primeira vez e destacou a Aliança Global Contra a Fome a Pobreza, logo, o fator social como “em pé de igualdade com os temas geopolíticos e financeiros”.

“Além de tratar de temas geopolíticos e relacionados as finanças dos países, o que é a tradição do G20, o presidente Lula inova quando decide aumentar a participação social, descentralizar as reuniões em várias partes do país com Teresina sendo contemplada porque tem um exemplo muito forte na melhoria dos indicadores relativos a fome a o pobreza ao longo dos últimos 20 anos, em especial na gestão do ex-governador Wellington Dias que hoje é ministro do Desenvolvimento Social então, um elemento adicional. O presidente Lula colocou a questão social em pé de igualdade com o financeiro e político”, relatou Fonteles.

Teresina e o Piauí foram escolhidos como sede desta reunião técnica do G20 devido ao histórico de 20 anos de programas sociais implementados no estado ao longo dos governos Lula e Wellington Dias. As reuniões que ocorrem no Centro de Convenções de Teresina buscam agora o consenso para o documento da Aliança Global Contra a Fome a Pobreza que será votado definitivamente em novembro, no Rio de Janeiro.

“É um momento histórico para o Piauí e Teresina, em que recebemos delegações de mais de 30 países, além dos países membros temos também convidados, o que é uma representatividade muito boa para esta reunião técnica de três dias que vai debater exatamente este texto da aliança global contra a fome e a pobreza que é uma das prioridades do presidente Lula na presidência do G20.

Deixe sua opinião: