Pensar Piauí

Lockdown no Piauí: algumas reflexões

O que motivou a decisão foi o aumento do número de casos, internações e óbitos

Foto: PiauíHojeLockdown no Piauí
Lockdown no Piauí

 

Por Karla Andrade, defensora pública, no facebook 

O Comitê de Operações Especiais do Piauí - COE opinou pelo fechamento dos serviços não essenciais no Piauí .O Governador acatou a sugestão, e estão redigindo o Decreto.

O que motivou a decisão foi o aumento do número de casos, internações e óbitos. Pessoas estão morrendo! Pessoas jovens estão morrendo! Pessoas que estão em seu feed em um dia, no outro estão na UTI.

Pessoas menos abastadas e desprovidas de garantias trabalhistas (viva a reforma!) NÃO podem ficar em casa, por uma questão de sobrevivência!

Então é necessário fazer um exercício! Não se trata de pensar por um prisma individual de que o "lockdown" prejudicou a minha rotina. O pensamento pela ótica coletiva nos leva a percepção de que menos pessoas circulando poderá permitir que os pacientes encontrem leitos disponíveis nos hospitais, quando precisarem.

Na verdade, na grande verdade, o coletivo foi desrespeitado cada vez que eu impulsivamente pensei em satisfazer a minha necessidade individual de curtir uma saída com os amigos.

Muitas vezes nós não respeitamos as regras, muitas vezes fomos negligentes, imprudentes, e até egoístas.

Agora vejo grupos organizados para protestar contra o "isolamento" decretado.

Pensemos juntos: Eu posso ficar em casa?! Estou passando fome em casa? Consigo pagar minha contas trabalhando de casa? Meu filho ta rendendo menos no ensino remoto, mas tem acesso a material de qualidade?!! Ele tem aulas online e livros?

Deixo a minha reflexão com o desejo imenso de que seja útil para alguém!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS