Pensar Piauí

Justiça arquiva processo contra padre de Oeiras sobre assédio sexual

O padre Possidônio Ferreira Barbosa Júnior enfrentava acusações de assédio sexual contra uma menor de 14 anos.

Foto: ReproduçãoParóquia de Nossa Senhora da Vitória, em Oeiras
Paróquia de Nossa Senhora da Vitória, em Oeiras

Nesta terça-feira (27) a justiça determinou o arquivamento do processo movido contra padre Possidônio Ferreira Barbosa Júnior, que enfrentava acusações de assédio sexual contra uma menor de 14 anos. As denúncias surgiram inicialmente em um portal de notícias de Teresina, em 25 de dezembro de 2022, desencadeando uma série de medidas cautelares e disciplinares adotadas pela Diocese de Oeiras, embasadas no código de Direito Canônico.

De acordo com o portal Tô no Mural, os advogados Fleyman Fontes e Eduardo Rodrigues, do escritório Fontes & Coriolano, que representaram o padre durante o processo, afirmaram desde o início que não havia evidências que sustentassem as acusações. Eles argumentaram que, após uma análise minuciosa do caso, não encontraram nenhum crime que se enquadrasse nos artigos do Código Penal Brasileiro.

Fleyman Fontes destacou: "Ao analisar o processo, do ponto de vista do Código Penal Brasileiro, vimos que o padre Possidônio era inocente. Pelo relatório apresentado, não havia nada que o condenasse, fato que fez com que o Ministério Público pedisse o arquivamento da denúncia pela ausência de elementos comprobatórios. Ele sequer foi denunciado, nem mesmo indiciado pelo crime de estupro."

O advogado Eduardo Rodrigues complementou as declarações, anunciando que a defesa irá provocar a Justiça para investigar possíveis situações de exposição indevida, incluindo a utilização da imagem do padre e a divulgação sensacionalista por parte de alguns veículos de comunicação.

Em janeiro de 2023, o pensarpiauí havia publicado matéria sobre o afastamento do padre das suas funções na Diocese de Oeiras. 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS