Pensar Piauí

Horror dentro das famílias: a triste realidade do abuso sexual infantil

O Pensar Piauí fez uma análise sobre os dados e casos de abuso infantil no país, com a participação de Zenaide Lustosa, da Coordenadoria de Mulheres

Foto: Folha LitoralAbuso sexual é crime
Abuso sexual é crime (imagem ilustrativa)

Essa semana o país vivenciou o triste caso da criança de 10 anos que era abusada sexualmente pelo tio desde os 6 anos e, por conta dos estupros, engravidou. A gravidez foi interrompida no Cisam (Centro Integrado de Saúde Amaury de Medeiros), em Pernambuco, através de aborto legal. A menina teve alta nesta quarta (19), estava acompanhada da avó e de uma assistente social. Elas embarcaram em um voo fretado de volta para o Espírito Santo.

O tio da menina foi preso e teria confessado para polícia que abusou sexualmente da sobrinha por quatro anos, no Espírito Santo. Ele estava foragido há uma semana e foi encontrado em Betim, na região metropolitana de Belo Horizonte.

Novamente, outro caso parecido foi divulgado hoje (19).

Um homem de 46 anos foi preso em Jundiaí acusado de estuprar a sobrinha e o filho dela, de 8 anos. Como se a história não fosse trágica, há um elemento a mais: a moça disse à polícia que o criminoso é o pai da criança em quem praticou a violência sexual.

A mãe da nova vítima do abusador disse à polícia que era abusada pelo tio na adolescência. Devido a esses abusos, ela contou que teria engravidado. A criança, um menino, nasceu e morava na casa, com o acusado. Mesmo sabendo que ele era no mínimo seu sobrinho-neto, o homem teria cometido mais um crime sexual.

E esse não é o único inquérito policial de abuso em que ele figura. Há uma outra investigação em andamento que apura se ele estuprou uma enteada. Agora, outras mulheres da família também denunciaram abusos sofridos quando eram menores de idade.

A polícia vai pedir a coleta de material genético do homem e da criança para confirmar se ele é pai da vítima. A criança foi retirada da casa, onde morava com o agressor e a bisavó, e levada para um abrigo.

Em resumo, o homem foi preso por estuprar a sobrinha e o filho dela de 8 anos e pode ser pai do menino. A sobrinha disse que era abusada na adolescência e por isso engravidou e ele já era investigado por estupro de uma enteada.

Dados do Brasil

De acordo com levantamento do Disque 100, do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH) e o ONDH foi identificado que a violência sexual acontece, em 73% dos casos, na casa da própria vítima ou do suspeito, mas é cometida por pai ou padrasto em 40% das denúncias.

O suspeito é do sexo masculino em 87% dos registros e, igualmente, de idade adulta, entre 25 e 40 anos, para 62% dos casos. A vítima é adolescente, entre 12 e 17 anos, do sexo feminino em 46% das denúncias recebidas.

A violência sexual contra crianças e adolescentes correspondeu a 11% dos 159 mil registros feitos pelo canal do Governo, ao longo de 2019.

De acordo com a Coordenadora Estadual de Políticas para Mulheres, Zenaide Lustosa, atualmente mais 177 mil crianças são violentadas no Brasil. No Piauí, 80% dos casos de violência sexual são de menores e acontecem dentro das famílias.

Segundo dados Coordenadoria, no estado, desde o início da quarentena, aumentou em mais de 60% os casos de violência contra crianças e adolescentes.

O Pensar Piauí conversou com Zenaide Lustosa, veja mais sobre o assunto na íntegra:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS