Pensar Piauí

Gleisi critica Globo após campanha contra Petrobras: “Sustentam um negacionismo”

O projeto, que deve retomar a capacidade de refinar petróleo em solo nacional, foi alvo de duras críticas da direita entreguista brasileira.

Foto: Zeca Ribeiro/Câmara dos DeputadosGleisi Hoffmann
Gleisi Hoffmann

 

A presidenta do PT e deputada federal pelo Paraná, Gleisi Hoffmann, utilizou a sua conta na rede social X, antigo Twitter, para rebater os editorias do Jornal O Globo e o comentário de Demétrio Magnoli na Globonews sobre a retomada do projeto da Refinaria de Abreu e Lima.

O projeto, que deve retomar a capacidade de refinar petróleo em solo nacional, foi alvo de duras críticas da direita entreguista brasileira.

Magnoli afirmou em comentário na Globonews que o entreguismo da Lava Jato e sua coordenação com o Departamento de Justiça dos EUA é fake news, mas reportagens do período da Vaza Jato mostram que Deltan Dallagnol agiu um consonância com os estadunidenses para acabar com a Petrobras e outras grandes empresas nacionais.

Já o editorial do Globo afirmou que "as decisões de investimento da Petrobras nos governos do PT geraram o maior endividamento do mundo, obras caras, inacabadas e o maior escândalo de corrupção da História do Brasil".

Gleisi Hoffmann não deixou barato para o posicionamento do conglomerado de mídia. "O Globo foi contra a campanha do Petróleo é Nosso, que deu origem à Petrobras. Seus editoriais, naquele tempo, diziam que não havia petróleo no Brasil e, se houvesse, não teríamos capacidade de explorar. Em 2009, o senhor Sardenberg escreveu que “O petróleo do pré-sal só existe na campanha do governo”. Agora dizem que a Petrobrás não pode nem deve refinar o petróleo que produzimos", afirmou.

"São contra a retomada da Abreu e Lima e a expansão do refino para manter o Brasil dependente de importações, pagando em dólares e engordando os lucros das petroleiras que eles sempre defenderam", completou Gleisi.

"O que o Globo e seus colunistas sustentam é um negacionismo de encomenda e de interesses não muito bem ocultos. Será preciso outra Lava Jato e outro golpe contra o governo do PT para que não sejam, mais uma vez, desmentidos pelos fatos e pela tenacidade do povo brasileiro em construir um país soberano e um futuro melhor", conclui.

Veja a publicação na íntegra:


Com informações do X e Fórum 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS