Pensar Piauí

Conheça o estudante piauiense que venceu o concurso internacional de vídeos da ONU

Carmo Santos foi o 2° brasileiro que ganhou o desafio na história da disputa

Foto: Arquivo pessoalCarmos Santos, 18 anos
Carmos Santos, 18 anos

O estudante piauiense, Carmo Santos, de 18 anos, venceu uma competição internacional de vídeos da ONU. Ele é natural de São Julião, Sul do Piauí. (Veja a entrevista na íntegra no final da matéria)

Trata-se do ‘Human Rights Youth Challenge’, em tradução livre: ‘Desafio Juvenil de Direitos Humanos’, realizado anualmente pelo setor de água e saneamento do Escritório do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos.

O concurso está na sua quarta edição e teve como tema “Mudanças climáticas e direitos humanos à água e ao saneamento”. Carmo Santos foi o 2° brasileiro que ganhou o desafio na história da disputa.

Veja o vídeo de Carmo que foi vencedor do concurso:

O resultado foi anunciado pelo Relator Especial da ONU para assuntos de Água e Saneamento, Pedro Arrojo, no dia 12 de agosto, – em comemoração ao dia internacional da juventude.

Foto: Twitterxx

O concurso contou com a participação de jovens de diferentes países do mundo com idades entre 16 a 24 anos. As inscrições tiveram início no dia 22 de março e terminaram no dia 31 de maio.

Carmo é estudante de escola pública. Ele concluiu o ensino médio na unidade escolar estadual Aprígio Pereira Bezerra, em São Julião, e atualmente cursa Jornalismo na Universidade Estadual do Piauí (UESPI), em Picos. Ele é filho de Lucilene Santos e de Francisco Sousa, conhecido popularmente como ‘Reis do Carmo’.

Além de vencer a competição, o estudante foi convidado pelo Relator Especial da ONU-Água para participar e discursar em um evento da COP26 (Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas) que este ano será realizada em Glasgow, no Reino Unido, onde líderes de 196 países se reunirão entre os dias 1º e 12 de novembro para uma grande conferência sobre as mudanças do clima e como os países pretendem combatê-la.

Foto: Arquivo pessoalCarmo venceu o concurso internacional de vídeos da ONU e foi convidado para a COP26 na Europa
Carmo venceu o concurso internacional de vídeos da ONU e foi convidado para a COP26 na Europa

pensarpiauí conversou com Carmos Santos, que disse que desde criança sempre foi apaixonado por televisão e por gravar vídeos caseiros, curtas, etc.

Veja a entrevista na íntegra:

pensarpiauí- O que lhe inspirou e motivou a fazer um concurso internacional?

Carmo- "Eu sempre tive muita vontade de falar sobre os problemas da minha comunidade e do mundo como um todo. Então, quando eu soube da existência desse concurso, eu enxerguei nele a possibilidade de abordar temas muito importantes para todos, mas ainda mais importantes para as pessoas de onde eu venho, que já sofrem com problemas hídricos, e para os jovens da minha idade, porque somos nós que sentiremos na pele os efeitos danosos das mudanças do clima. Então eu vi nisso a combinação perfeita e a possibilidade de ser uma voz ativa podendo assim contribuir para esse debate."

pensarpiauí - O concurso contou com a participação de jovens do mundo todo. Qual a sensação de ser o vencedor com tamanha concorrência?

Carmo- Pelo que soube, eu concorri com outras 66 produções de jovens do mundo inteiro. Desde o mês de maio, que foi quando eu produzi o vídeo, eu estava muito ansioso para a divulgação do resultado final, e vivia um misto de sentimentos, às vezes acreditava que ia dar tudo certo, tanto que já ensaiava o discurso que faria em inglês lá no evento na Europa, mas em alguns momentos eu também achei que não ia conseguir dessa vez. Por isso eu fiquei muito feliz, surpreso, honrado e entusiasmado ao ler o anúncio de que eu havia vencido. É uma conquista extraordinária pra mim e muito simbólica também.

pensarpiauí - Você teve apoio da universidade ou de outro órgão para ajudar na produção do conteúdo? Ou fez tudo de forma independente?

Carmo- Não. Não tive apoio de nenhuma instituição para a produção de qualquer parte do vídeo. Foi uma iniciativa e empreitada totalmente individual, mas minha família me ajudou em algumas partes do processo de gravação. O vídeo foi gravado com uma câmera que comprei quando comecei a trabalhar e editado pelo celular, que é como edito meus vídeos.

Porém, eu soube da existência dessa competição por meio do Projeto Acadêmicos, que é um projeto social voluntário que busca democratizar o acesso à oportunidades acadêmicas e extracurriculares para jovens brasileiros, divulgando essas oportunidades na internet. Projeto esse que eu também sou voluntário enquanto produtor audiovisual.

 pensarpiaui - Pretende dar palestras e incentivar outros jovens a fazerem o concurso?

Carmo- Sim, com certeza, claro que se rolar algum convite eu toparia e seria um prazer inenarrável. Pois eu conheço com propriedade a importância que uma inspiração pode ter na vida de alguém e se eu puder agora ou no futuro exercer esse papel na trajetória de outros jovens, eu farei isso com muita disposição.

pensarpiaui - Você estudou a vida toda em escola pública e agora está na universidade estadual. Qual a importância do ensino público na sua experiência como estudante e de vida?

Carmo- Eu não gosto muito da narrativa que costuma romantizar as limitações e dificuldades das pessoas que são oriundas de escolas públicas, quando essas conquistam algo na base da garra. Eu sou ciente da importância do ensino público na minha vida, e sobretudo da capacidade de transformação que a educação pública tem, mas esse ensino pra ser de fato propulsor de transformações ele precisa ser de qualidade para todos. Porque enquanto os alunos de escolas públicas estiverem sempre atrás na corrida da vida, nós continuaremos sendo um país de exceções e de exclusões.

 pensarpiaui - Qual sua mensagem de inspiração e agradecimento.

Carmo- Ser convidado para participar de uma das conferências mais importantes no cenário internacional atualmente e ocupar um espaço que por muito tempo é ocupado por pessoas distantes da minha realidade, é de fato inspirador. Eu sei que os meus sonhos de viver em um mundo melhor e sustentável parecem utópicos demais para a maioria, mas todas as pessoas que contribuíram para a transformação do mundo, um dia elas também só foram sonhadoras, então eu vou continuar sonhando e tendo esperança em dias melhores para todos.

Além disso, eu acredito que quase todas as histórias de estudantes de sucesso possuem histórias de professores inspiradores por trás, eu gostaria de aproveitar para agradecer publicamente a todos os meus professores, especialmente os do ensino médio na Unidade Escolar Aprígio Pereira Bezerra, em São Julião, por todo apoio, afeto e incentivo. Eles são incríveis.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS