Pensar Piauí

Empresário Rufino Damásio morre aos 78 anos

Rufino Damásio da Silva Filho foi fundador do Grupo R. Damásio e um dos maiores empresários do Piauí

Foto: ReproduçãoEmpresário Rufino Damásio morre aos 78 anos em Teresina
Empresário Rufino Damásio morre aos 78 anos em Teresina

O empresário Rufino Damásio da Silva Filho, morreu aos 78 anos, nesta terça-feira, (14). Ele estava internado no Hospital Albert Einstein, em São Paulo. O filho do empresário, Danilo Damásio, que disse que a morte aconteceu por causas naturais. 

Rufino Damásio é pai do também empresário Danilo Damásio, que possui diversos negócios no Piauí.

O corpo do empresário vai ser velado e sepultado em Teresina, mas ainda não tem data para chegar ao Piauí. O local ainda não foi definido pela família. 

UM DOS HOMENS MAIS RICOS DO PIAUÍ

Rufino Damásio da Silva Filho, empresário, construiu uma história não só em Teresina, mas em todo o Piauí, mesmo tendo familiares da parte política em Baixa Grande do Ribeiro, interior do Estado. Porém foi na capital que ele resolveu por montar a R. Damásio AutoPeças, que depois tornara a ser uma das maiores do nordeste no setor de revenda de autopeças, inclusive com negócios internacionais, em especial a China, importando vários produtos.

A R. Damásio AutoPeças cresceu no Piauí e no Maranhão. Em dado momento, o empreendimento foi situado em Pernambuco, onde atualmente está a fábrica responsável por toda a produção do negócio.

Seu R. Damásio foi considerado o segundo homem mais rico do Piauí no momento em que o outro grande empresário, João Claudino Fernandes, era considerado o mais rico. Há cerca de cinco anos, o patrimônio estimado era de R$ 800 milhões.

Rufino Damásio sempre levou uma vida muito simples. Quem o via ficava impressionado com sua humildade. Costumeiramente era visto de sandálias, calça jeans, não gostava de esbanjar grande fatos luxuosos, como ir a determinados restaurantes e, quando ia, permanecia com seu jeito humilde de ser.

Dentre algumas peculiaridades, certa vez foi ao Departamento de Trânsito do Piauí (Detran-PI) e o sistema eletrônico deu problema. Para não “dar volta perdida” resolveu ficar por todo tempo lá mesmo e decidiu por sentar e depois deitar até sair do local com sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH). O fato curioso teve registros e saiu em vários portais locais da época.

Nos bastidores, R. Damásio detinha uma vinha muito simples, percebida por amigos, parentes e até seus colaboradores.

GRUPO R. DAMÁSIO

Além da empresa R. Damásio AutoPeças, o grupo possuía um empreendimento de comunicação, o falecido Jornal Diário do Povo, que foi uma das grandes referências da comunicação no Piauí, especialmente como veículo de oposição.

Outro grande empreendimento do grupo é o Metropolitan Hotel, local de recepção para várias turistas não só locais, como em sua grande maioria nacionais e internacionais. Atualmente o espaço hoteleiro é administrado por um de seus filho, Danilo Damásio, em que atualmente tem assumido o legado do pai juntamente com outro irmão, o Eulálio Damásio.

Dentre outras empresas podemos citar ainda empreendimentos que estiveram/estão em posse do grupo, como a Gráfica do Povo, MotoBike e Garden.

A Prefeitura de Teresina lamentou o falecimento do empresário; Veja nota 

A Prefeitura de Teresina lamenta o falecimento do empresário Rufino Damásio da Silva Filho, ocorrido, nesta terça-feira, 14, na cidade de São Paulo (SP), onde se encontrava internado.

R. Damásio, como era conhecido, foi fundador de um dos maiores conglomerados empresariais do Piauí, e deixa um legado de inteligência e perspicácia no empreendedorismo, tendo se destacado no país.

O prefeito Dr. Pessoa se solidariza com a família e amigos enlutados ao tempo em que expressa condolências a todos.

O Ministro Wellington Dias lamentou o falecimento do empresário no Twitter

Com informações do Meio Norte

ÚLTIMAS NOTÍCIAS