Chuva forte alaga SP, paralisa trens e causa deslizamentos
As cidades mais afetadas foram São Bernardo do Campo e Diadema, além de bairros da capital paulista.

Uma forte chuva atingiu São Paulo e diversos municípios da Região Metropolitana na tarde deste sábado (19), provocando alagamentos, arrastando veículos, interrompendo linhas da CPTM e deixando um rastro de transtornos. As cidades mais afetadas foram São Bernardo do Campo e Diadema, além de bairros da capital paulista. Por conta da paralisação nos trens, a operação Paese foi acionada para atender os passageiros nos trechos afetados.
O temporal teve início por volta das 15h e, em pouco tempo, causou estragos significativos. Em São Bernardo, a Avenida 31 de Março foi tomada pela água, arrastando dezenas de veículos. Motoristas precisaram subir no teto dos carros para se proteger da correnteza.
Em Diadema, a situação também foi crítica. Ruas ficaram submersas, e um carro foi levado pela força da enxurrada com uma pessoa dentro. A vítima conseguiu escapar pela janela. De acordo com a Defesa Civil, em apenas duas horas choveu o equivalente a 24 dias no município.
Na capital, o bairro do Campo Limpo registrou um deslizamento de terra que comprometeu a estrutura de uma residência. Parte do muro da casa cedeu, mas ninguém ficou ferido. Técnicos da Defesa Civil foram ao local para avaliar os riscos.
O sistema de trens da CPTM também foi impactado. Desde as 15h50, a Linha 7-Rubi teve a circulação interrompida entre as estações Campo Limpo Paulista e Botujuru. Já na Linha 10-Turquesa, o trecho entre Capuava e Prefeito Saladino ficou sem operação a partir das 17h. A operação Paese — com ônibus no lugar dos trens — foi acionada.
Ônibus ficaram presos em pontos de alagamento e até caminhões enfrentaram dificuldades para atravessar vias inundadas.
As chuvas já haviam causado estragos na sexta-feira (18), quando cerca de 37.700 imóveis ficaram sem energia elétrica na Grande São Paulo até as 17h30, segundo a Enel.
Em Guarulhos, o Jardim Santo Afonso registrou diversas ruas alagadas. Entre 15h e 16h50, o Corpo de Bombeiros atendeu a cinco ocorrências de queda de árvores e quatro pontos de enchente em locais como Osasco e a Zona Leste da capital, incluindo o bairro de Ermelino Matarazzo.
Deixe sua opinião: