Pensar Piauí

Sintrajufe/PI reafirma luta contra a reforma administrativa e define atuação pela “Vacina JÁ”

Diretores aprovam pressão juntos aos parlamentares para desgastar a reforma e defendem a vacinação

Foto: SintrajufeReunião do sindicato
Reunião do sindicato

A Diretoria Colegiada do Sintrajufe Piauí realizou reunião virtual pela plataforma Google Meet, nessa segunda-feira (11).  Reforma Administrativa, a política de enfrentamento à pandemia, campanha pela Vacinação Já, reformas na sede social, foram alguns dos assuntos abordados na reunião. Os Diretores aprovaram ainda a convocação de reuniões com as novas gestões dos Tribunais e a manutenção do fechamento do Clube para evitar a aglomeração e a disseminação da COVID-19.

Iniciando as discussões, o Diretor de Formação Sindical e Política, Pedro Laurentino, destacou os informes sobre a situação da eleição na Câmara e os seus impactos na votação da Reforma Administrativa.

“Estamos entre a cruz e a espada. Ambos os candidatos à presidência da Câmara, os deputados Arthur Lira (PP-AL) e Baleia Rossi (MDB-SP), já afirmaram que darão continuidade a agenda de reformas ainda no primeiro semestre. Por isso, mesmo com a pandemia precisamos nos mobilizar ainda mais, principalmente, dentro do congresso, tanto com a Fenajufe quanto nas redes sociais, além de atuarmos juntos aos parlamentares que conhecemos. Precisamos fazer pressão contra esses retrocessos”, destacou.

Em relação a necessidade de um plano de vacinação ampla de toda a população como único caminho para o controle da COVID-19, o Diretor de Administração e finanças, Donato Barros, frisou que a vacina deve ser garantida para todos.

“Somente depois da imunização é que teremos segurança para retornar ao trabalho sem risco de vida.  A vacina deve ser garantida para todos. Nós enquanto sindicato, fazemos essa defesa somada a defesa da importância do SUS. Durante a pandemia, vimos quão é necessário ter um Sistema tão completo, que mesmo com tanto sucateamento, foi o que salvou inúmeras vidas e que é considerado hoje um modelo mundial de sistema de saúde eficaz”, disse.

Em relação ao Clube do Sintrajufe, que está passando por reformas por conta das chuvas na Capital, a diretoria resolveu o manter fechado para evitar aglomerações e a disseminação da Covid-19, conforme foi defendido pelo o Diretor de Administração e Finanças, Valter Albuquerque:

“A sede social obedecerá aos mesmos critérios, prazos e condições do retorno ao trabalho presencial. A nossa preocupação é com a possível disseminação da COVID-19 caso o espaço seja reaberto. Por isso, é melhor esperar. A reabertura somente ocorrerá quando as autoridades sanitárias permitirem pública e oficialmente a aglomeração de pessoas para a saudável prática do lazer no território nacional”,  pontuou.

Em relação ao ponto de pauta seguinte, a Diretora de Administração e Finanças, Zeneide Nascimento, frisou a importância das reuniões com as novas administrações dos Tribunais.

“Essas reuniões são relevantes para fortalecer a cordialidade entre as instituições e apresentar as discussões em defesa da vacina e sobre o retorno seguro ao trabalho presencial, assim como os pontos que discutimos nesta reunião. Vamos enviar ofícios às administrações dos Tribunais solicitando audiências virtuais para debater esses temas e apresentar outras demandas que existirem especificamente em cada local de trabalho”, frisou.

Após as discussões foi encaminhado ainda a divulgação de um folheto virtual explicando e combatendo a reforma administrativa; a produção de um vídeo defendo o SUS e reafirmando que o retorno ao trabalho presencial  deve ocorrer somente após a declaração das entidades de saúde pública; e a contratação de serviços para poda das copas das árvores na Sede Social.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS