Pensar Piauí

Camilo Santana e Rui Costa, não! Flávio Dino, sim! Opinião de petista

Nos bastidores políticos a movimentação em torno de 2022 já é intensa

Foto: Google ImagensFlavio Dino, Rui Costa, Camilo Santana
Flavio Dino, Rui Costa, Camilo Santana

Por Oscar de Barros, jornalista

Flavio Dino se movimenta, faz um bom governo e se articula. Tem agitado os bastidores da política nacional.

Especulou-se na imprensa que Lula teria convidado Flavio Dino para voltar ao PT.

O jornalista Renato Rovai em artigo postado hoje cedo no Fórum afirma que o convite não aconteceu. Segundo Rovai “Lula, tem grande simpatia por Dino mas sabe que um convite desses no atual momento traria mais problemas do que soluções para o PT.”

Após isso, pelo twitter, Lula confirmou que não fez o convite a Flávio Dino.

Renato Rovai justifica tal ação de Lula afirmando que “além de Fernando Haddad, o PT tem dois governadores em mandato com ambições presidenciais, Camilo Santana (Ceará) e Rui Costa (Bahia). Lula não pode impedir que batalhem pela indicação tão cedo para trazer Dino. Isso poderia implodir o partido.”

Vou pegar as informações do Rovai e palpitar.

Camilo Santana (Ceará)  e Rui Costa (Bahia) são aqueles petistas que chamo de “administradores do capitalismo”. Falam de controle de gastos, de responsabilidade fiscal, e outras pegadinhas liberais para enganar incautos, fica- se com a impressão que aquele governante é do PSDB ou de um partido liberal e não de um partido com a história como a do PT. São pessoas forjadas no pensamento de esquerda, mas que ao chegarem ao comando, se acham capazes de administrar as crises inevitáveis do capitalismo.

À frente de seus estados, resolveram esquecer tudo o que disseram durante a vida de militantes de esquerda e agindo em confronto com as antigas ideias se justificam com o velho sofisma de que depois de eleito não representam mais somente a esquerda e sim todo o povo.

Arrisco a dizer que Camilo Santana, nem do PT é. Usa a sigla do Partido. Camilo é Cirista de carteirinha. Nem vermelho ficou quando os Gomes cunharam a pleno pulmões o “LULA TÁ PRESO, BABACA”.

Já que citei Lula para falar de Camilo Santana, farei o mesmo com Rui Costa. Quando o líder maior do partido se encontrava injustamente preso e o PT puxava a campanha do “Lula Livre”, o governador baiano ousou dizer que o Partido não poderia ter como bandeira principal o “Lula Livre”. Desejando tanto a presidência, Costa admitiu que o PT relegasse a luta do “Lula Livre”. Seria um ato falho proporcionado pela ambição de ser presidente? Com Lula trancafiado, o caminho para o PT escolher Costa para presidente se tornaria mais curto. Oportunismo raso.

Flávio Dino não é um santo. Quando o governo federal entregou a base de Alcantara para os EUA, o governador maranhense não se posicionou da forma veemente como fez em diversas outras situações, e o PC do B (de Dino) endossou tal entrega na Câmara Federal. Mas, de longe, Flávio Dino é melhor governador e representa mais a esquerda brasileira que os administradores Camilo Santana e Rui Costa.

E essa opinião não é hoje.

Em maio de 2019, aqui no pensarpiaui,  já expressávamos a idéia de que o nome de Flávio Dino tinha lastro para ser o presidencial dos democratas brasileiros: Flávio Dino para presidente do Brasil

ÚLTIMAS NOTÍCIAS