Pensar Piauí

"Boom de commodities": Bolsonaro também teve assim como Lula. Quem aproveitou melhor?

Lula também enfrentou a maior crise global da década em seu governo (2008-2009)

Foto: DivulgaçãoCommodities
Commodities

Por André Roncaglia, professor, no twitter 

O (in)sucesso de Bolsonaro/Guedes na economia em dois gráficos. Bolsonaro teve a "sorte" de um imenso boom de commodities, assim como Lula. Quem aproveitou melhor esta "fortuna"?

Foto: DivulgaçãoGráfico

Lula teve média de crescimento de 4% ao ano durante os 8 anos de governo. Bolsonaro teve média de menos de 1% nos 3 primeiros anos e, se considerar uma estimativa generosa de 3% de crescimento em 2022, a média do governo BolsoGuedes fica em 1,25%.

Foto: DivulgaçãoGráfico

"Ah, mas Bolsonaro teve a pandemia COVID-19". Lula também enfrentou a maior crise global da década em seu governo (2008-2009). Mesmo assim, seu desempenho foi muito superior ao de Bolsonaro: 4,65% a.a. no 2o. mandato (maior do que a média do 1o. mandato: 3,52%).

Além disso, BolsoGuedes lançou mão de tudo o que é medida fiscal para levantar a economia em 2022 para ganhar a eleição. Este crescimento "comprado" teve o preço de reduzir as estimativas de crescimento dos anos de 2023 e 2024. "Não dá pra entregar o tanque cheio, talkey?"

Foto: DivulgaçãoGráfico

Há, como sempre, muitas outras pressões positivas e negativas sobre o PIB. No entanto, fica muito claro que a gestão de Guedes é desastrosa, por não aproveitar muitas oportunidades de crescimento para o país. É hora de Guedes e Bolsonaro se despedirem.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS