Pensar Piauí

Bolsonaro inelegível: Quando Moraes julgará ex-capitão por crime eleitoral

A ação trata de uma reunião feita por Bolsonaro com embaixadores, enquanto presidente e pré-candidato à reeleição.

Foto: ReproduçãoMoraes e Bolsonaro
Moraes e Bolsonaro

Na última sexta-feira (2) o corregedor da Justiça Eleitoral, Benedito Gonçalves, liberou para julgamento a ação que pode levar à inelegibilidade do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). As informações são de Bela Megale, colunista do Globo.

No entanto, a data para que seja decidido a inelegibilidade ou não do ex-capitão depende da definição do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes.

De acordo com a colunista, a certeza, no entanto, é de que o caso não começará a ser analisado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) até o dia 16 de junho. O corregedor da Justiça Eleitoral, Benedito Gonçalves, liberou nesta quinta-feira (1º) para julgamento uma ação que pode deixar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) inelegível.

A ação trata de uma reunião feita por Bolsonaro com embaixadores, enquanto presidente e pré-candidato à reeleição, em que fez acusações contra o sistema eleitoral sem provas.

Ao liberar o processo para análise, Gonçalves apresentou ao tribunal um relatório com o detalhamento dos procedimentos realizados ao longo da ação, inclusive os dados da coleta de provas e as alegações das partes e do Ministério Público Eleitoral.

Aliados e pessoas próximas a Moraes têm dito que o ministro ainda não decidiu qual será a data para o julgamento das ações do ex-mandatário.


 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS