Pensar Piauí

Bolsonaro ataca governador de Pernambuco, nordestinos defendem e Wellington Dias prega união

Tudo por conta da paternidade do 13º do Bolsa Família

O presidente Jair Bolsonaro publicou um vídeo crítico ao governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), por uma propaganda do 13º salário para beneficiários do Bolsa Família no estado. O projeto do benefício extra, no entanto, já tinha sido aprovado pelo governador pernambucano em abril deste ano.

“A desonestidade ainda persiste na política. O espertalhão da vez agora é o Governador de Pernambuco, do PSB”, escreveu o presidente.

Logo depois, Paulo Câmara respondeu, também pelo Twitter, que o governo pernambucano já havia aprovado um projeto semelhante ao sancionado por Bolsonaro em abril de 2019. Além disso, também apontou que a proposta feita ainda em campanha por Bolsonaro também veio depois de manifestação semelhante de Câmara, que exerce seu segundo mandato no estado.

“Em 26 de agosto de 2018, na campanha para reeleição, anunciei que todos os beneficiários do Bolsa Família em Pernambuco receberiam uma 13ª parcela, paga com recursos do tesouro estadual. Semelhante proposta foi apresentada pelo candidato Bolsonaro mais de 40 dias depois”, escreveu o governador.

No caso do 13º pernambucano, o benefício será pago em três vezes a partir de fevereiro de 2020. No projeto federal sancionado por Bolsonaro, ainda não há detalhes sobre como a verba de mais de 2.58 milhões será distribuída.

Paulo Câmara continuou a criticar a reivindicação de Bolsonaro pela autoria do projeto. “Existem os programas estadual e federal, sendo o nosso anterior ao do presidente. Um detalhe que parece incomodá-lo, quando o mais importante deve ser assegurar o benefício a milhões de brasileiros, que já aguardam ansiosos pelo pagamento”, escreveu.

Reação dos Governadores Nordestinos 

Em carta assinada por oito governadores do Nordeste, Paulo Câmara recebeu a solidariedade dos colegas.  “É profundamente lamentável que a missão confiada ao atual presidente seja transformada em um vergonhoso exercício de grosserias e, neste caso, também na propagação de falsidades”, diz o documento.

Carta dos governadores do Nordeste
18 de outubro de 2019

Nós, governadores do Nordeste, gostaríamos de expressar nossa solidariedade ao colega Paulo Câmara, de Pernambuco, vítima de um descabido e desrespeitoso ataque proferido, hoje, pelo presidente Jair Bolsonaro.

Além de inverídica, a mensagem publicada possui um tom inaceitável, em qualquer situação, tornando-se ainda mais grave ao ser assinada pela mais alta autoridade do Poder Executivo nacional. É profundamente lamentável que a missão confiada ao atual presidente seja transformada em um vergonhoso exercício de grosserias e, neste caso, também na propagação de falsidades.

A verdade dos fatos, apresentada na resposta do governador de Pernambuco, prevaleceu. Mas não poderíamos abrir mão de registrar esta nota de repúdio. O Brasil precisa de seriedade, solidariedade, espírito público e entendimento. O país precisa de reunião de esforços para superar enormes desafios. É fundamental que este compromisso, que todos esperamos ver cumprido pelos gestores públicos, não seja debochadamente ignorado por alguém que deveria ser uma de suas maiores referências.

Continuaremos a postos, unidos e firmes no trabalho a favor da população, também permanentemente atentos à manutenção de um ambiente que favoreça o diálogo, o respeito às pessoas e o fortalecimento da democracia.

Assinam esta carta:
Rui Costa
Governador da Bahia

Renan Filho
Governador de Alagoas

Camilo Santana
Governador do Ceará

Flávio Dino
Governador do Maranhão

João Azevedo
Governador da Paraíba

Wellington Dias
Governador do Piauí

Fátima Bezerra
Governadora do Rio Grande do Norte

Belivaldo Chagas
Governador de Sergipe

Wellington Dias 

O governador do Piauí, Wellington Dias, além de se manifestar através da Carta dos Governadores, usou o Twitter para expressar sua solidariedade a Paulo Câmara e pregar a união dos líderes do país num claro recado a Jair Bolsonaro. 

Foto: TwitterTwitter de Wellington Dias
Twitter de Wellington Dias
Foto: TwitterTwitter de Wellington Dias
Twitter de Wellington Dias
Foto: TwitterTwitter de Wellington Dias
Twitter de Wellington Dias

  

ÚLTIMAS NOTÍCIAS