Pensar Piauí

Bolsa Família: veja Bolsonaro criticando e elogiando o programa

O Bolsa Família foi citado por alguns analistas como um dos responsáveis pela redução do índice de miséria no Brasil

Foto: Montagem pensarpiauíBolsa Família
Bolsa Família

 

O Programa Bolsa Família foi um programa de transferência de renda do Governo Federal, sob condicionalidades, instituído no Governo Lula pela Medida Provisória 132, de 20 de outubro de 2003, convertida em lei em 9 de janeiro de 2004, pela Lei Federal n. 10.836, que unificou e ampliou programas anteriores de transferência de renda.

O Bolsa Família foi citado por alguns analistas como um dos responsáveis pela redução do índice de miséria no Brasil, que caiu 27,7% entre 2002 e 2006. Em 2006, a Fundação Getúlio Vargas divulgou um estudo mostrando que houve redução na população miserável do país entre 2003 e 2005.

O Bolsa Família é citado pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) como um dos responsáveis pela saída do Brasil do Mapa Mundial da Fome, em 2014.

O presidente do Banco Mundial, Paul Wolfowitz disse em sua recente viagem ao Brasil que: "o Bolsa Familia já se tornou um modelo altamente elogiado de políticas sociais. Países, ao redor do mundo, estão aprendendo lições com a experiência brasileira e estão tentando reproduzir os mesmos resultados para suas populações"

Auxílio Brasil

Em julho de 2020, o ministro da Economia Paulo Guedes propôs um novo programa para substituir o Bolsa Família.O programa, denominado "Renda Brasil", teria a característica de ser uma única política de renda básica, unificando vários programas sociais, como o auxílio emergencial, pago durante a pandemia de COVID-19 e outras situações de calamidade. Porém, em 15 de setembro do mesmo ano, o presidente Bolsonaro anunciou a desistência da criação do programa, devido a dificuldade em conseguir meios para financiá-lo.

Em 9 de agosto de 2021 foi publicada no Diário Oficial da União a Medida Provisória nº 1.061, instituindo o Programa Auxílio Brasil, como substituto do Programa Bolsa Família que foi extindo em 29 de dezembro de 2021. 

Jair Bolsonaro foi um dos grandes críticos do Programa Bolsa Família enquanto era deputado federal. Após candidatar-se a presidente da República em 2018 e, posteriormente, desejando a reeleição amenizou suas críticas ao Programa. 

Veja como muda o comportamento do postulante a reeleição: 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS