Saúde

Anvisa autoriza importação da Sputnik V por estados do Nordeste

Um primeiro pedido de importação e uso da Sputnik V foi negado pelos diretores da Anvisa em 26 de abril

  • sexta-feira, 4 de junho de 2021

Foto: Governo do PiauíGovernador do Piauí e presidente do Consórcio Nordeste, Wellington Dias
Governador do Piauí e presidente do Consórcio Nordeste, Wellington Dias

Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou há pouco, de modo excepcional e temporário, a importação da Sputnik V por estados do Nordeste. O uso do imunizante será inicialmente restrito.

Os governadores dos estados do Nordeste assinaram os contratos individuais com o Fundo Soberano Russo para a compra de um total de 37 milhões de doses da vacina Sputnik V, desenvolvida pelo Instituto Gamaleya de Moscou para combater a Covid-19.

Foto: ReproduçãoVacina Sputnik V
Vacina Sputnik V

A quantidade de doses é proporcional à população de cada estado, de acordo com o governador do Piauí Wellington Dias (PT). No caso do Maranhão, por exemplo, o governador Flávio Dino (PCdoB) revelou em seu perfil oficial no Twitter ter comprado mais de 4,5 milhões de vacinas.

Veja a fala do governador:

17 estados compraram a Sputnik V

Ao total, 17 governadores já adquiriram mais de 66 milhões de doses da Sputnik V, sendo que, caso aprovado o uso emergencial, 37 milhões de doses devem ser entregues ao país ainda neste semestre.

Ao UOL, o governador do Piauí e presidente do Consórcio Nordeste, Wellington Dias (PT), ressaltou que o imunizante russo é utilizado "em mais de 60 países" e que está "cheio de esperança".

Os processos de importação da Sputnik avaliados hoje são dos estados da Bahia, Maranhão, Sergipe, Ceará, Pernambuco, Piauí.

Siga nas redes sociais

Deixe sua opinião: