Pensar Piauí

"A escravidão foi abolida?", pergunta padre frente a cena de homem com mãos e pés amarrados

Vídeos mostram os policiais arrastando o homem pelo chão sem nenhum remorso e colocando-o numa maca de maneira violenta

Foto: DivulgaçãoHomem amarrado
Homem amarrado

Policias militares amarraram as mãos e os pés de um homem em situação de rua na Vila Mariana, em São Paulo (SP), na madrugada de segunda-feira (5). A pessoa foi levada até uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) em situação humilhante.

Vídeos mostram os policiais arrastando o homem pelo chão sem nenhum remorso e colocando-o numa maca de maneira violenta. O homem geme enquanto um PM o carrega pelo corredor do UPA, parecendo sentir dor. Não se sabe a motivação que levou os policiais a deterem e amarrarem o homem. 

“Calma, tô colaborando, tô colaborando”, diz o homem repetidas vezes, a fim de não ser castigado pelos policiais. 

O padre Júlio Lancellotti, da Pastoral do Povo da Rua, compartilhou um vídeo da situação em suas redes sociais e questionou: "A escravidão foi abolida?" 

A Polícia Militar afastou os dois PMs e abriu uma investigação para apurar a conduta dos agentes.

Em nota, a PM disse que o vídeo mostra um comportamento “em desacordo com os procedimentos operacionais padrão da instituição”.

“A Polícia Militar lamenta o episódio e reafirma que a conduta assistida não é compatível com o treinamento e valores da instituição. Por isso, foi instaurado um inquérito para apurar todas as circunstâncias relativas às ações dos policiais envolvidos no episódio. Todos foram preventivamente afastados das atividades operacionais”, destaca o texto.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS