Pensar Piauí
Piauiense

Oscar de Barros

Piauiense

Morre João Gualberto - um dos fundadores do PT do Piauí

Foto: Arquivo pessoalDeputado Merlong, Oscar de Barros e João Gualberto
Deputado Merlong, Oscar de Barros e João Gualberto

O militante histórico e um dos fundadores do Partido dos Trabalhadores -PT, no Piauí, João Gualberto dos Santos Soares, de 78 anos, morreu hoje em Teresina. A informação foi dada pelo presidente do PT, João de Deus. O velório acontecerá amanhã na Pax União da avenida Miguel Rosa, em Teresina.

Católico praticante e com uma vida dedicada, à organização do PT e dos movimentos sociais no Piauí, o gráfico educador social Gualberto Soares foi diagnosticado com câncer no estômago, pâncreas e baço.

Gualberto Soares é o líder de uma família de petistas e tem mais três irmãos filiados ao PT, incluindo o professor Alberico dos Santos Soares, que também milita no movimento sindical dos professores. 

Oriundo das das organizações de base da igreja católica, desde o final dos de 1970, João Gualberto participa da organização de vários sindicatos e associações de classes no Piauí. Ele foi um dos coordenadores do Centro Piauiense de Ação Cultural, o extinto Cepac.

João Gualberto também prestou serviços ao Governo do Estado e à Assembleia Legislativa do Piauí. Ele foi assessor e chefe de gabinete do então deputado João de Deus Sousa, atual presidente do PT no Piauí. Também trabalhou como assessor da ex-deputada federal e agora Conselheira do Tribunal de Conta do Estado - TCE, Rejane Dias.

Em 2019, nas comemorações do 39 anos do PT, João Gualberto foi um dos homenageados durante encontro do partido, realizado na Obra Kolping, na Zona Sudeste de Teresina. Em março de 2022 foi um dos convidados especiais para a posse da ex-governadora Regina Sousa, de quem é amigo pessoal.

Com informações do PiauiHoje

ÚLTIMAS NOTÍCIAS