Pensar Piauí
Doutor em Antropologia

Arnaldo Eugênio

Doutor em Antropologia

E daí, seu Zé?

Foto: VejaJair Bolsonaro
 


Na última terça-feira (28/04), conforme o boletim do Ministério da Saúde, o número de mortes confirmadas por COVID-19 ultrapassou os 5.017 e superou a China com 4.643 mortes. E, para replicar a cena dolorosa, o presidente do Brasil foi inclemente: “'E daí? Lamento. Quer que eu faça o quê? Sou Messias, mas não faço milagre”

– E daí, seu Zé?

O teu presidente anti-humanitário já disse várias vezes que o seu governo nunca negou que a COVID-19 causaria mortes no “Brasil acima de tudo” e que 70% da população será infectada. Tanto que resistiu em conceder o auxílio emergencial ao povo, preteriu a saúde pública pela economia, demitiu o atuante ministro da saúde, propaga e exercita o fim do isolamento social, bem como participou de manifestações pelo fechamento do Congresso Nacional e o Supremo Tribunal Federal.

– Então, seu Zé...

Não precisa se preocupar, em plena pandemia mundial de coronavírus, com as palavras do colossal “sanitarista fake” e presidente do Brasil, afrontando a ciência e a realidade da saúde pública, dizendo que o coronavírus é só uma “gripezinha” e que um ex-atleta está imune. Ora, ele é só um Messias que não faz milagre, não teve coriza, não mente, não sente, não tem “gabinete do ódio”, não acredita no isolamento social, não faz negociatas políticas, não reconhece o esforço dos profissionais da saúde nem mostra o próprio exame ao seu povo.

– E daí, seu Zé?

Não crie expectativas vãs, pois temos uma curva exponencial crescente de contaminação e mortes por COVID-19 no Brasil. Ou seja, milhares de pessoas ainda serão contaminadas e outras centenas morrerão no país. Enquanto isso, o governo não possui um plano de Estado e a sua gestão se baseia num plano de governo de ações pontuais e emergenciais, com tentativa de aparelhamento institucional.

Diante da ordem da Justiça Federal, no Distrito Federal, que determinou ao presidente a apresentação dos exames feitos, ele, de forma eloquente, esclareceu ao povo: – “[...] os dois exames resultaram negativo. [...], mas, talvez tenha contraído o coronavírus e nem senti”.

– E daí, seu Zé?

O teu presidente autoritário é de disse-me-disse, de bravatas e de fake news, que violam a ordem democrática. No arroto do café-da-manhã, ele se traveste de pseudomonopólio de poder, tentando interferir, politicamente, na autonomia institucional e busca se sobrepor aos demais Poderes – inclusive, à Constituição –, e, à noite, desdiz no twitter o que disse sem meias palavras, como se nada tivesse acontecido.

– E daí, seu Zé?

Se, em 2019, a economia do Brasil ficou à mercê da aprovação da reforma da Previdência – cortes em direitos sociais e trabalhistas – e atrelada a diversas crises políticas, resultando num “PIBzinho” (cresceu 1,1%, o menor avanço em três anos). E a propalada retomada do emprego não aconteceu e a taxa de desemprego, com a informalidade, superou os 40%.
 

– E daí, seu Zé?

O teu presidente rancoroso censura publicamente os membros do STF e do Congresso Nacional; declarou guerra política aos governadores que defendem o isolamento social; não mostra interesse em desvendar o crime de Marielle Franco; descredibiliza vários veículos da imprensa; ataca diversos profissionais de jornalismo; tenta interferir na autonomia da Polícia Federal; exonerou os fiscais do Ibama em retaliação à operação de combate à grilagem e garimpo ilegal da terra indígena Apyterewa, na Amazônia.

Assim, o país tem “um Messias” eleito nas urnas e “um dessacrado” nas ruas.

OBS: Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do pensarpiaui.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS