Pensar Piauí
Piauiense

Oscar de Barros

Piauiense

A universalidade da música

Foto: You TubeCrianças da Zâmbia
Crianças da Zâmbia

 

Quanta coisa ruim você pode encontrar na internet? Milhões!

Quanta coisa boa você pode encontrar na internet? Milhões, também!

Como dizia o poeta Gonzaguinha: "eu fico com a pureza da resposta das crianças é a vida, é bonita e é bonita..."

Mas não é Gonzaguinha o motivo desta postagem, é Jorge Ben Jor, ou melhor, a beleza das crianças.

Hoje, na internet, à procura de informações, me deparei com um vídeo antigo. Mas que eu não o conhecia. Tão lindo o vídeo que resolvi compartilhar ele aqui no pensarpiaui.

Em 2015, para realizarem um vídeo a fim de arrecadar doações para a conclusão da construção de uma escola na Vila de Mugurameno, na Zâmbia, Leonardo e Daniella, do Projeto Evoé, decidiram colocar crianças da escola para escutarem o clássico ‘Umbabarauma’, que abre o disco África Brasil, de 1976, de Ben Jor,  e reagirem à música – e o resultado é simplesmente comovente.

Foto: DivulgaçãoJorge Ben Jor
Jorge Ben Jor

Leonardo Salomão, explica o objetivo do projeto: "O que acontece quando o disco África/Brasil do Jorge Ben vai parar na África? Eu e a @danischuarts fizemos esse teste na Vila de Mugurameno na Zâmbia, com crianças que nunca tinham escutado música brasileira. O resultado disso? Dá uma olhada! O vídeo foi produzido em 2015 pra ajudar a arrecadar doações para terminar de construir a escolinha deles. Uma ação realizada no ano de 2016. A escola comunitária da Vila de Mugurameno (Zambia) foi fundada por Ernest Shikalomo em 2008 e não possui nenhum tipo de ajuda do governo. Há oito anos Ernest e sua família dedicam suas vidas para que essas crianças possam ter acesso a educação. "

ÚLTIMAS NOTÍCIAS