Pensar Piauí

Saiba quem são os possíveis candidatos a prefeito de Fortaleza em 2024

Há pelo menos nove nomes interessados em disputar o cargo; cinco são do PT

Foto: ReproduçãoOs cincos pré-candidatos do PT em Fortaleza
Os cincos pré-candidatos do PT em Fortaleza

De olho nas eleições municipais, os partidos políticos e os políticos começam a consolidar suas estratégias para o pleito de 2024. O cenário ainda é incerto em relação aos candidatos a prefeito de Fortaleza (CE), já que impasses dentro das legendas e dificuldades de compor alianças pulverizam a escolha dos nomes que estarão nas urnas. 

No campo da direita, o PL, que é presidido nacionalmente por Valdemar da Costa Neto, optou por lançar candidato próprio, o deputado estadual André Fernandes. Já o União Brasil confirmou a pré-candidatura do secretário de Saúde de Mandacaraú, Capitão Wagner.

Na ala à esquerda, o atual prefeito, José Sarto (PDT) pretende concorrer à reeleição, mas a indicação depende de uma definição do partido. A sigla enfrenta um imbróglio por conta dos desentendimentos entre os irmãos Cid e Ciro Gomes, que têm entendimentos divergentes entre quem deve ser o candidato e a aliança ou não com o PT. 

O PT, que tem em seus quadros o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, o ministro da Educação, Camilo Santana, e o governador do estado, Elmano de Freitas, quer lançar candidato próprio, mas deixou a escolha para votação do diretório, em 21 de abril. Por isso, nesse meio tempo, pelo menos cinco filiados sinalizam que querem representar o partido na eleição. 

O prazo para a escolha dos candidatos pelos partidos termina em 5 de agosto. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) marcou para 6 de outubro de 2024 o primeiro turno do pleito. Já o segundo turno, se necessário, será em 27 de outubro.

Saiba quem são os possíveis candidatos a prefeito de Fortaleza nas eleições 2024:

José Sarto (PDT)

Atual prefeito de Fortaleza, José Sarto Nogueira, 64 anos, nasceu no município de Acopiara (CE),  mas se mudou ainda criança para a capital cearense, onde se formou em Medicina. Em 1988, após ter sido eleito vereador, se afastou dos hospitais para atuar na política. Foi reeleito no pleito seguinte e assumiu a presidência da Câmara Municipal. Em 1994, chegou à Assembleia Legislativa do Ceará, onde cumpriu sete mandatos como deputado estadual, período em que foi aliado do ex-governador Camilo Santana (PT). José Sarto já se coloca como pré-candidato à reeleição como prefeito de Fortaleza nas eleições municipais de 2024 e tem aparecido nas inserções publicitárias do partido. 

André Fernandes (PL)

André Fernandes, 26 anos, é natural de Iguatu (CE) e se formou em Ciência Política. Na primeira eleição da qual participou, em 2018, Fernandes chegou à Assembleia Legislativa pelo PSL, antigo partido do ex-presidente Jair Bolsonaro, com a maior votação do estado: 109.742 votos. Em 2022, ele foi eleito deputado federal pelo Ceará, e liderou novamente a votação do estado (229.509 votos). O presidente do PL, Valdemar da Costa Neto, e Bolsonaro, confirmaram a pré-candidatura de Fernandes à prefeitura de Fortaleza nas eleições 2024.

Artur Bruno (PT)

Natural de Fortaleza (CE), Artur Bruno, 64 anos, é professor de Geografia e História, além de pedagogo. Ingressou na política em 1989, ao ser eleito vereador. Ficou na Câmara Municipal até 1994. No ano seguinte, assumiu o mandato de deputado estadual, sendo reeleito três vezes. Em 2010, foi eleito deputado federal. De 2015 a 2022, comandou a Secretaria do Meio Ambiente do Ceará. Atualmente é assessor especial para Assuntos Municipais do Governo do Estado do Ceará. Diz sonhar em ser eleito prefeito de Fortaleza nas eleições municipais de 2024 pelo PT.

Capitão Wagner (União Brasil) 

Wagner Sousa Gomes, 44 anos, nasceu em São Paulo (SP), mas é de família cearense. O capitão atuou como policial militar e se lançou na carreira política em 2010, quando assumiu o cargo de suplente de deputado estadual. Dois anos depois, foi eleito vereador. Ele não chegou a completar o mandato, pois em 2014 se elegeu deputado estadual. No pleito seguinte, chegou à Câmara dos Deputados. Nas eleições gerais de 2022, Wagner concorreu ao governo do Ceará, mas terminou a disputa em 2º lugar, atrás do governador eleito, Elmano de Freitas (PT). Capitão Wagner, que é presidente do União Brasil no Ceará, se apresenta como pré-candidato à prefeitura de Fortaleza nas eleições municipais de 2024. Atualmente ele é secretário de Saúde de Mandacaraú (CE). 

Eduardo Girão (Novo)

Eleito senador em 2018, Eduardo Girão, 51 anos, é natural de Fortaleza (CE) e fez sua carreira profissional como empresário nos ramos de hotelaria, segurança privada e transporte de valores. Em 2004, fundou a Associação Estação da Luz, de projetos em educação, cultura e esportes. Em 2017, Girão assumiu a presidência do Fortaleza Esporte Clube. Conservador, Girão tem a atuação política marcada pela pauta contrária ao aborto e por críticas ao Supremo Tribunal Federal (STF). No fim de 2023, foi anunciado pelo Novo como pré-candidato à Prefeitura de Fortaleza nas eleições municipais de 2024.

Evandro Leitão (PT) 

Evandro Leitão, 56 anos, é natural de Fortaleza (CE), graduado em Economia e fez carreira como auditor da Secretaria de Fazenda do Ceará. Antes de disputar eleições, ocupou cargos na administração pública do governo estadual, e foi secretário do Trabalho e Desenvolvimento Social durante a gestão de Cid Gomes. Está no terceiro mandato consecutivo como deputado estadual e é o atual presidente da Assembleia Legislativa do Ceará. Entre 2014 e 2018, foi líder do governo de Camilo Santana (PT) na Casa. Leitão integrava o PDT, mas em dezembro, teve a filiação aprovada para o PT e é um dos possíveis candidatos a prefeito de Fortaleza nas eleições municipais de 2024.

Guilherme Sampaio (PT)

Guilherme de Figueiredo Sampaio, 53 anos, é natural de Fortaleza (CE), formado em Ciências Contábeis e, hoje, exerce mandato de deputado estadual. Antes de assumir uma cadeira na Assembleia, foi eleito cinco vezes vereador do município. Em 2015, se licenciou por 13 meses do mandato de vereador para comandar a Secretaria de Cultura do Estado do Ceará. É autor da Lei do Paredão, que proíbe paredões de som em espaço público. Ainda em meados de 2023, Guilherme Sampaio sinalizou ao partido a intenção de ser candidato a prefeito de Fortaleza nas eleições municipais de 2024.

Larissa Gaspar (PT) 

Larissa Gaspar, 40 anos, é de Fortaleza (CE). Formada em Direito, é advogada e servidora pública do município. Iniciou a atuação política no movimento estudantil universitário. É militante feminista e já coordenou a Casa Abrigo Margarida Alves. Em 2016, foi eleita vereadora e reconduzida ao cargo no pleito seguinte. Em 2022, foi eleita deputada estadual. Larissa Gaspar lançou sua pré-candidatura a prefeita de Fortaleza nas eleições municipais, apesar de o partido ainda não ter definido quem será o cabeça de chapa.

Luizianne Lins (PT)

Luizianne Lins, 55 anos, é natural da capital cearense, onde se formou em Jornalismo. Foi durante a graduação que ingressou na militância, pelo movimento estudantil. Desde 1995, é professora universitária. No ano seguinte, foi eleita vereadora por Fortaleza. Em 2002, chegou à Assembleia Legislativa do Ceará. Lins foi prefeita de Fortaleza por dois mandatos consecutivos, de 2005 a 2012. Em 2014, foi eleita deputada federal e novamente em 2022. Embora o partido ainda não tenha uma definição sobre os nomes à prefeitura, Luizianne Lins é uma das possíveis candidatas à Prefeitura de Fortaleza nas eleições municipais de 2024. 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS