Política

Wellington Dias participa da posse de Rafael Fonteles como presidente do Consórcio Nordeste

Rafael Fonteles, estará à frente da iniciativa, que funciona como instrumento jurídico, político e econômico de integração dos nove estados do Nordeste


Roberta Aline / MDS Wellington Dias participa da posse de Rafael Fonteles como presidente do Consórcio Nordeste
Wellington Dias participou da posse de Rafael Fonteles como presidente do Consórcio Nordeste

O ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), Wellington Dias, participou, nesta quarta-feira (5), da cerimônia de posse do governador do Piauí, Rafael Fonteles, como novo presidente do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste. O evento ocorreu em Brasília e contou com a presença de autoridades e representantes da região.

Durante sua participação, Wellington Dias destacou a relevância do Consórcio para o desenvolvimento do Nordeste e do Brasil. O ministro relembrou sua experiência à frente da presidência do Consórcio entre 2020 e 2021, período marcado pela pandemia. "Fomos responsáveis pela implantação das Câmaras Temáticas, o que ampliou as ações coordenadas entre os estados", afirmou. Ele ainda reforçou que a união entre os nove estados nordestinos beneficia o país como um todo, permitindo a implementação de políticas públicas mais eficazes. Dias parabenizou Rafael Fonteles por assumir a presidência e garantiu o apoio do MDS ao novo líder.

Em seu discurso, Rafael Fonteles ressaltou a importância da continuidade do trabalho do Consórcio, destacando o contexto desafiador da pandemia e a resistência da região. "A união entre os estados foi fundamental para enfrentar os obstáculos. O Consórcio tem o papel de compartilhar as melhores práticas de políticas públicas", afirmou o novo presidente.

A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, que presidiu o Consórcio em 2024, também esteve presente e defendeu o papel do Consórcio como uma "ferramenta de resistência, transformação e afirmação do Nordeste na construção de um Brasil mais justo e soberano".

Criado em 2019, o Consórcio do Nordeste é um instrumento jurídico, político e econômico que integra os nove estados da região: Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe. Sua missão é atrair investimentos, fomentar projetos e fortalecer as políticas públicas por meio de uma gestão integrada entre os estados.

Siga nas redes sociais

Deixe sua opinião: