Unidos da Papuda: O núcleo da “minuta do golpe” de Bolsonaro
Prisões e operações de busca e apreensão embasam delação de Mauro Cid

Por Vinícius Nunes, na coluna do jornalista Ricardo Noblat, no Metrópoles
A megaoperação da Polícia Federal (PF) que prendeu quatro aliados de Jair Bolsonaro (PL) e teve o ex-presidente, ex-ministros e militares como alvo, nesta quinta-feira (08/02), mira o núcleo dos envolvidos com a “minuta do golpe” encontrada na casa Anderson Torres, em janeiro de 2023.
Filipe Martins, um dos presos na operação de hoje, seria o responsável pela entrega do documento a Bolsonaro, segundo a PF. Valdemar Costa Neto, Braga Netto, Anderson Torres e Almir Garnier teriam discutido a possibilidade de golpe. Outro preso é Marcelo Câmara, coronel do Exército e ex-ajudante de ordens de Bolsonaro.
Toda a operação Tempus Veritatis é embasada pelos depoimentos de Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro, que revelou às autoridades o plano de golpe de Estado em delação premiada.
Cid contou que Bolsonaro e seus aliados discutiram a possibilidade de um “Estado de Defesa” na sede do Tribunal Superior Eleitoral para contestar o resultado das eleições de 2022. Segundo a PF, todos os alvos estariam envolvidos na confecção do documento.
Segundo a Polícia Federal, o grupo de alvos desta quinta se dividiu em “núcleos de atuação para disseminar a ocorrência de fraude nas Eleições Presidenciais de 2022, antes mesmo da realização do pleito, de modo a viabilizar e legitimar uma intervenção militar, em dinâmica de milícia digital”.
Acompanhe a repercussão nas redes sociais

Grande Dia! Carnaval 2024 começou com o Bloco da PF nas ruas. Quem gostou comenta: UNIDOS DA PAPUDA pic.twitter.com/KO0fVcroqe
— Lázaro Rosa 🇧🇷 (@lazarorosa25) February 8, 2024
Veja imagens do estacionamento da casa do general Augusto Heleno, então ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) no governo Bolsonaro. Policiais federais deixaram o local carregando malote, como parte de mandado de busca e apreensão contra o general.
— GloboNews (@GloboNews) February 8, 2024
➡ Assista ao… pic.twitter.com/Lr6xwaWxNf
08/02 HISTÓRICO! A Operação da PF chega ao núcleo político dos golpistas. Atinge quatro generais, ex-assessores de primeira ordem do inelegível e dois ex-ministros da Defesa, além do próprio Bolsonaro que deve entregar o passaporte.pic.twitter.com/zzkBQ5T3uu
— Natália Bonavides (@natbonavides) February 8, 2024
🇧🇷 Sede do PL, em Brasília, é alvo de busca e apreensão da megaoperação da PF para apurar suposta organização criminosa que teria atuado na tentativa de golpe de Estado e abolição do Estado Democrático de Direito.
— Eixo Político (@eixopolitico) February 8, 2024
pic.twitter.com/vEcbOsDqBX
Bom dia, @jairbolsonaro! Seu eu do passado tem um recadinho breve pra você 😘 pic.twitter.com/n1t0sXoQQY
— Sâmia Bomfim (@samiabomfim) February 8, 2024
Deixe sua opinião: