Saúde

Teresina: Vacinação antirrábica inicia a partir de sábado (3)

A imunização de cães e gatos contra a raiva será realizada por quatro sábados de outubro

  • terça-feira, 29 de setembro de 2020

Foto: G1Campanha de vacinação antirrábica 2020
Campanha de vacinação antirrábica 2020

No próximo sábado (03), a Fundação Municipal de Saúde (FMS) vai iniciar a campanha de vacinação antirrábica em Teresina. A imunização de cães e gatos contra a raiva será realizada por quatro sábados de outubro, iniciando pelas zonas Norte e Leste. No dia 17 de outubro, será a vez do trabalho nas zonas Sul e Sudeste. Já a zona rural de Teresina receberá a vacina a antirrábica nos dias 24 (área norte e leste) e 31 de outubro (povoados da zona sul e sudeste).

Para o primeiro dia da campanha, a FMS vai instalar 136 postos de vacina divididos entre as zonas Norte e Leste. Os atendimentos serão iniciados às 8h e serão realizados até às 17h, com a disponibilização de 70 mil doses de vacina antirrábica para o próximo sábado. Em 2019, foram vacinados em Teresina, etapa urbana e rural, 145.583 cães e gatos.

Devem receber a vacina os animais a partir dos três meses de idade. “A população não precisa se preocupar, porque terão postos próximos as residências. A imunização é importante, pois protege, além do animal, os seres humanos que convivem com eles”, explica a gerente de Zoonoses, Oriana Bezerra.

A gerente de Zoonoses faz um apelo para que os animais sejam levados para a vacina por tutores que tenham capacidade de conter os animais. Também orienta ainda que os responsáveis devem usar máscara de proteção facial para evitar proliferação do novo coronavírus.

O último caso de raiva em ser humano em Teresina foi em 1986. Já o último registro de raiva canina foi em 2011 em um cão proveniente do interior do Estado, cujo proprietário é residente de Teresina. “Os números representam a série histórica das campanhas de vacinação antirrábica em Teresina com cobertura acima dos 90%. Por isso, é importante que todos façam a sua parte, imunizando seus animais”, ressaltou Oriana Bezerra.

Siga nas redes sociais

Deixe sua opinião: