Política

Sussuapara: MP Eleitoral recomenda cassar prefeito

Naerton Moura é acusado de abuso do poder econômico


Reprodução Sussuapara: MP Eleitoral recomenda cassar prefeito
Naerton Moura pode vir a perder o cargo

O Ministério Público Eleitoral da 62ª Zona Eleitoral do Piauí emitiu, neste sábado (1º), um parecer contundente recomendando a cassação do mandato do prefeito reeleito de Sussuapara, Naerton Moura (MDB), e de seu vice, Francisco das Chagas Moura. O caso, que agora segue para julgamento do juiz eleitoral, marca um precedente no estado, sendo a primeira ação desse tipo relacionada às eleições municipais de 2024.

A investigação foi instaurada a partir de uma denúncia do candidato derrotado Valdir Alves da Silva e revelou indícios de abuso de poder político e econômico, além do uso indevido da máquina pública para favorecer a reeleição de Moura. Entre as irregularidades apontadas estão a distribuição gratuita de bens em período vedado – incluindo sorteios de eletrodomésticos durante a Festa do Trabalhador –, promoção pessoal em redes sociais por meio da divulgação de obras públicas e o uso de veículos de comunicação financiados com recursos municipais para impulsionar a campanha do prefeito.

No parecer, o Ministério Público Eleitoral ressaltou que as práticas ilícitas comprometeram a equidade do pleito e violaram a legislação eleitoral. “As provas reunidas demonstram de forma inequívoca o abuso de poder político e econômico, tornando inevitável a aplicação das sanções cabíveis”, afirmou o promotor eleitoral Tiago Berchior Cargnin.

O julgamento do caso será conduzido pelo juiz eleitoral responsável pela 62ª Zona Eleitoral do Piauí, que decidirá se acata ou não a recomendação do MP.

Siga nas redes sociais

Deixe sua opinião: