Esportes

“Situação irreversível”: quem é o jogador que teve parada cardíaca em jogo

Ele teve comprometimento cerebral e aumento da pressão intracraniana


Reprodução/Clube Nacional do Uruguay/Instagram “Situação irreversível”: quem é o jogador que teve parada cardíaca em jogo
Juan Izquierdo, zagueiro do Nacional-URU

Juan Izquierdo, zagueiro do Nacional-URU, sofreu uma parada cardíaca após o jogo contra o São Paulo, na última quinta-feira (22), no Morumbi, pelas oitavas de final da Copa Libertadores. Após isso, o atleta segue internado.

Segundo os médicos que cuidam do zagueiro, ele teve uma piora significativa em seu estado de saúde, com progressão do comprometimento cerebral e aumento da pressão intracraniana.

A cônsul do Uruguai, Marta Echarte, chegou a comentar o caso forneceu uma atualização sobre o estado do jogador em entrevista à rádio Sport 890, de Montevidéu. Ela informou que a situação é “muito delicada” e “praticamente irreversível”.

Início da carreira

Izquierdo, de 27 anos, iniciou sua carreira profissional no Cerro, do Uruguai, em 2018. Após passagens por clubes como Peñarol e Montevideo Wanderers, o zagueiro se transferiu para o Nacional em 2022. Durante esse período, teve uma breve experiência internacional pelo Atlético San Luis, do México, onde disputou apenas quatro partidas. Apesar de ter pouco espaço no Nacional inicialmente, ele foi emprestado ao Liverpool-URU na temporada passada, onde se destacou como titular, jogando 37 partidas e marcando três gols.

Com seu bom desempenho, Izquierdo retornou ao Nacional com um novo status, ganhando a titularidade e participando de 25 partidas até o jogo fatídico da última semana. Sua trajetória promissora, no entanto, foi interrompida pela emergência médica durante o confronto no Morumbi.

Histórico de problemas cardíacos

Sebastián Bauzá, Secretário Nacional de Esportes do Uruguai, revelou à rádio Carve Deportiva que Izquierdo já possuía um histórico de problemas cardíacos. “Há 10 anos, foram feitos exames com o elenco do Cerro, onde jogava o Juan Izquierdo naquele momento. Ele passou por um eletrocardiograma. Juan tinha 17 anos, tinha uma pequena arritmia e foi informado”, afirmou Bauzá. Esses exames foram realizados por um programa do governo, quando o jogador ainda estava nas categorias de base do Atlético Cerro.

Paternidade

Recentemente, o jogador também viveu momentos de grande alegria pessoal. Poucos dias antes de sofrer a parada cardíaca, ele celebrou o nascimento de seu segundo filho.

Com informações do Dcm

Siga nas redes sociais

Deixe sua opinião: