Política

Rafael ressalta a importância de fortalecer o federalismo no Brasil

Na Caravana Federativa Piauí, estão presentes 35 ministérios, além de órgãos e autarquias nacionais


Renato Rodrigues/Pensar Piauí Rafael ressalta a importância de fortalecer o federalismo no Brasil
Caravana Federativa chega a Teresina

Teve início nesta quinta-feira (20), no Centro de Convenções de Teresina a Caravana Federativa. Uma iniciativa do governo Lula, em conjunto com estados e municípios para criação de um ambiente único que pensa soluções e visa desburocratizar uma série de ações entre os entes federativos.

A 10° edição da Caravana foi aberta pelo governador do Piauí, Rafael Fonteles (PT), que ressaltou a importância de ampliar e fortalecer o federalismo no Brasil e a parceira entre todos os entes em um trabalho conjunto para o avanço do país.

"O momento é de ampliar e fortalecer o federalismo no Brasil, uma marca do presidente Lula que sempre buscou uma relação cada vez mais forte e republicana com os estados e municípios da federação. A Caravana Federativa, além de ser efetiva na resolução de várias questões que envolvem a relação do governo federal ela simboliza este perfil do presidente Lula de dar as mãos aos entes nacionais para que os recursos cheguem na ponta e melhorem a vida das pessoas. Para nós é um grande prazer receber a Caravana Federativa nesse dia tão especial e com a volta do presidente Lula ao Piauí", disse Rafael Fonteles.

A abertura também contou com o ministro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Wellington Dias, que trouxe a tona a importância da descentralização do diálogo do governo federal diretamente com estados e municípios.

"Estamos acostumados com o governo federal em Brasília e o presidente Lula determinou que o governo saísse e fosse até as pessoas, aonde as pessoas vivem. Trabalhando de forma integrada. Nosso objetivo é garantir um momento de não apenas prestação de serviços, mas de resolução de uma série de problemas que diz respeito a esta integração. Esta é uma oportunidade para o diálogo. Ganha o Piauí e ganha o Brasil", ressaltou Wellington Dias.

Estão presentes no Piauí 35 ministérios, além de órgãos e autarquias nacionais, cujo atributo é desburocratizar o acesso a programas federais diretamente com os gestores. De acordo com a secretária de Relações Institucionais, Juliana Carneiro, são mais de 3000 mil inscritos e 200 prefeituras credenciadas para os dois dias do evento.

Esta 10° edição da Caravana Federativa, é também um marco: o Piauí foi o estado escolhido pelo presidente Luís Inácio Lula da Silva, que se fará presente na sexta-feira (21) e será responsável pelo encerramento do evento.

"A mim cabe reforçar a fala do governador e do nosso ministro sobre a importância da Caravana Federativa e o governo federal estar todo aqui. Já são 10 marchas realizadas e esta é a primeira que o presidente Lula vem, e isso é um grande gesto de retribuição e carinho ao povo do Piauí. Essa união entre governo federal, governo do estado e prefeituras é o que nos fará avançar", finalizou Juliana Carneiro.

Deixe sua opinião: