Outros Temas

Rafael Fonteles inaugura revitalização do Porto dos Tatus em Ilha Grande

Seguindo a programação no litoral, governador entregou a reforma da sede do Piauí Praia Acessível


Foto: CcomRafael Fonteles inaugura revitalização do Porto dos Tatus em Ilha Grande
Rafael Fonteles inaugura revitalização do Porto dos Tatus em Ilha Grande

O governador Rafael Fonteles esteve na tarde de quarta-feira (18), nas cidades de Ilha Grande e Luís Correia inaugurando e fiscalizando obras. Em Ilha Grande, Rafael entregou as obras de urbanização do Porto dos Tatus. Já em Luís Correia, o governador inaugurou a reforma da sede do Piauí Acessível e visitou as obras do Porto de Luís Correia.

Em Ilha Grande, o chefe do Executivo realizou a entrega das obras de revitalização do Porto dos Tatus, importante local turístico que serve como ponto de partida para o delta do Parnaíba. “O município de Ilha Grande fica dentro do delta do Parnaíba e agora conta com essa estrutura com mirante, com a lojinha do artesanato, espaço para bar e restaurante. Daqui saem várias embarcações que vão visitar o Delta do Parnaíba. Estivemos aqui alguns meses atrás e prometemos que seria entregue no segundo semestre e estamos aqui entregando essa bela obra de revitalização e urbanização do Porto dos Tatus”, contou Fonteles.

A obra foi executada pela Secretaria de Estado dos Transportes (Setrans) e representou um investimento R$ 3.286.106,58. O secretário da Setrans, Jonas Moura, comemorou a entrega deste importante e aguardado ponto turístico da região. “É um sonho antigo das pessoas que frequentam o Porto dos Tatus. Temos hoje sala de exposição, administração, um mirante maravilhoso onde vamos ter uma visão geral do rio. Imaginamos que isso vai melhorar muito a frequência de visitantes e vai ser um ponto de encontro de toda a região do litoral”, considerou. 

Foto: CcomRafael Fonteles inaugura revitalização do Porto dos Tatus em Ilha Grande
Rafael Fonteles inaugura revitalização do Porto dos Tatus em Ilha Grande

Em seguida, já no município de Luís Correia, o governador e sua comitiva fizeram uma visita às obras de construção do Porto. Rafael destaca que as obras estão seguindo o cronograma . “Estou muito feliz em constatar 'in loco' no porto de Luís Correia, que as obras de dragagem e construção do primeiro terminal, segue o cronograma fielmente. No dia 13 de dezembro iremos retornar aqui para uma grande festa do povo do Piauí e fazer a inauguração do porto" disse Fonteles. 

Fonteles detalhou outras etapas que vão seguir após inaugurado o terminal portuário. "Iremos anunciar a expansão da dragagem e um projeto de expansão para os novos berços e terminais do nosso porto; teremos ao longo do tempo, outros sete berços de atracação para terminais de grãos, de minério, de contêiner e de cargas em geral”, disse o chefe do executivo. 

Ainda em Luís Correia, foi inaugurada a reforma da sede do Piauí Acessível. Desde 2016, o projeto oferece banho de mar assistido para pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida, na praia de Atalaia. As obras foram executadas pela Secretaria para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid), em parceria com a Secretaria do Turismo (Setur), com investimento de RS 279.680,58.

Para Rafael a reinauguração do dispositivo vai possibilitar a integração de mais pessoas com deficiência ao banho de mar. “Reinauguramos esse projeto que possibilita que mais pessoas com deficiência tenham esse prazer de tomar um banho gostoso no mar de atalaia, o melhor mar do mundo. Sem dúvida melhora a auto estima, o psicológico e a felicidade dessas famílias todas. Estou muito feliz em poder contribuir como governador para dar o tratamento digno para as pessoas com deficiência”, conta.

Conforme o secretário da Seid, Mauro Eduardo, o modelo piauiense é o único no Brasil, oferecendo atendimento diário para pessoas com deficiência. “É dar dignidade para as pessoas. Imagina uma pessoa vindo para a praia, vendo todos usufruindo de um banho de mar e ele não pode. E agora estamos reinaugurando com uma estrutura fixa, que garante acessibilidade, respeito e segurança para as pessoas com deficiência que visitam nosso litoral. Esse modelo piauiense é único no Brasil, onde a estrutura é fixa com atendimento diário”, explicou.

Com informações da Ccom

Deixe sua opinião: