Política

Quaquá se reúne com Lula na casa da Gleisi para discutir o governo

Quaquá reiterou a proposta de trazer o prefeito Eduardo Paes para vice na chapa presidencial em 2026


Reprodução Quaquá se reúne com Lula na casa da Gleisi para discutir o governo
Quaquá se encontra com Lula em reunião na casa de Gleisi para debater os rumos do governo

Por Ricardo Bruno, Agenda do Poder 

Discutir os rumos do governo e o futuro do PT foram temas de encontro na residência da futura ministra Gleisi Hoffmann, em Brasília, quinta-feira à noite, com participação do presidente Lula e dirigentes da sigla, entre os quais o prefeito de Maricá, Washington Quaquá. Ampliar as alianças ao centro no Congresso Nacional, para garantir governabilidade,  e nos estados, com vistas às eleições de 2026, foi o debate predominante no petit comitê de graúdos dirigentes petistas convocados para a reunião.

Defensor de arranjos que garantam palanques robustos ao presidente Lula nos estados, Quaquá reiterou a proposta de trazer o prefeito Eduardo Paes para vice na chapa presidencial em 2026. O movimento teria o condão de galvanizar a aliança com o PSD de Gilberto Kassab, além de neutralizar o bolsonarismo em seu berço, o Rio de Janeiro. A proposição foi ouvida atentamente pelos ilustres interlocutores, entre os quais o presidente Lula. Nada, obviamente, foi decidido. Foi o primeiro debate franco e direto sobre os prós e contras da hipotética aliança.

Após alguns embates públicos com Gleisi Hoffmann, Quaquá se reaproximou da futura ministra da Secretaria de Relações Institucionais. Durante a conversa, reiterou a confiança no papel da dirigente partidária na articulação política do governo no Congresso. O encontro serviu também para sacramentar o nome do senador Humberto Costa como comandante interino do PT, até a definição do novo presidente da sigla no Processo de Eleição Direta (PED), programado para julho.

No Rio, Quaquá liderou nos últimos meses um amplo processo de filiação de novos quadros, o que certamente vai impactar a definição do comando do partido no estado.

Descontraídos, Lula e Quaquá conversaram também sobre amenidades. O prefeito de Maricá ofereceu ao presidente um exemplar de seu livro “Diálogos com a Utopia”, com especial dedicatória: “nunca na história do País tivemos um presidente como Lula”.

Com absoluta convergência na maioria dos temas, a conversa se estendeu até o início da madrugada.

Siga nas redes sociais

Deixe sua opinião: