Procel: Segurança do Piauí é modelo para Ministério da Justiça
Protocolo de recuperação de celulares do Piauí tornou-se modelo nacional.
Nesta quinta-feira (1), o projeto de Recuperação de Celulares do Estado do Piauí alçou novos patamares. Agora, o programa, de pioneirismo piauiense será expandido pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP). O governador Rafael Fonteles e o ministro da Jusitça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski formalizaram um acordo para a elaboração de um Protocolo Nacional de Atuação Unificado de Recuperação de Celulares Furtados ou Roubados (Procel).
Dez estados brasileiros também compuseram o protocolo, que logo deve se estender por todo o território nacional. Rafael Fonteles exaltou a integração do programa a um protocolo nacional.
“Estamos todos muito felizes em ver que nossa estratégia para recuperação e devolução de celulares roubados vai poder ser utilizada em todo o Brasil!”, iniciou o Chefe do Palácio de Karnak. “Por meio do Protocolo Nacional de Atuação Unificada de Recuperação de Celulares Furtados ou Roubados (Procel), essa política pública tão eficiente será expandida nacionalmente. De imediato, 10 estados irão adotar essa metodologia de trabalho”, disse o governador. Confira o vídeo:
O ministro Ricardo Lewandowski destacou a importância da integração entre governo Federal e Estadual e parabenizou o governador Rafael Fonteles pelo êxito no programa. “Estamos aprendendo com a expertise do Piauí. Queria parabenizar a equipe da Secretaria de Segurança Pública do Piauí”, disse.
O Projeto de Recuperação de Celulares do Estado do Piauí já recuperou mais de 7 mil aparelhos no período de um ano e meio e é coordenado pela Superintendência de Operações Integradas (SOI) da Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP-PI). Nos cinco primeiros meses de 2024, houve uma redução de 42% de roubo de celulares no estado, em comparação com o mesmo período do ano passado.
Confira a fala do ministro Ricardo Lewandowki:
Deixe sua opinião: