Pro Verde ultrapassa marca de 200 municípios atendidos com entrega de 30 mil mudas no Vale do Rio Guaribas
O Programa Pro Verde, do Governo do Estado, coordenado pela Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), alcança nesta sexta-feira (3) um marco histórico ao ultrapassar a marca de 200 municípios piauienses contemplados com a distribuição de m
O Programa Pro Verde, do Governo do Estado, coordenado pela Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), alcança nesta sexta-feira (3) um marco histórico ao ultrapassar a marca de 200 municípios piauienses contemplados com a distribuição de mudas frutíferas e nativas. A nova etapa da ação beneficia seis cidades do Território Vale do Rio Guaribas, que recebem, juntas, 30 mil mudas, fortalecendo a recuperação de áreas degradadas, a produção rural e a preservação ambiental.
Cada um dos municípios de Massapê do Piauí, Belém do Piauí, Padre Marcos, Francisco Macedo, Marcolândia e Simões receberá 5 mil mudas, destinadas ao plantio de espécies adaptadas às condições da região e capazes de gerar benefícios ambientais, econômicos e sociais.

Com a inclusão desses seis municípios, o Pro Verde passa a atender 202 das 224 cidades do Piauí, ampliando o alcance de uma política pública que vem transformando a paisagem e incentivando o reflorestamento em todas as regiões do estado.
Desde o lançamento do programa, em 2023, a Semarh já distribuiu quase 3,75 milhões de mudas. A meta do Governo do Estado é encerrar 2026 com 4 milhões de mudas entregues, consolidando o Pro Verde como uma das maiores iniciativas de arborização e recuperação ambiental do Nordeste.

Para o secretário estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Feliphe Araújo, a marca de mais de 200 municípios atendidos demonstra o compromisso do Estado com uma política ambiental permanente e descentralizada. “Ultrapassar a marca de 200 municípios atendidos mostra que o Pro Verde está presente em praticamente todo o Piauí. Estamos levando mudas, incentivando o reflorestamento, fortalecendo a agricultura e promovendo mais qualidade ambiental para as atuais e futuras gerações. Nossa meta é chegar a todos os municípios e fechar o ano com 4 milhões de mudas distribuídas”, destacou.

Além da recuperação ambiental, o Pro Verde estimula a fruticultura, contribui para a recomposição da vegetação nativa, auxilia na proteção dos recursos hídricos e incentiva práticas sustentáveis no campo, reforçando o compromisso do Governo do Estado com o desenvolvimento aliado à preservação do meio ambiente.
Deixe sua opinião: