Piauí tem o menor tempo de espera por consultas no SUS
Inovação, telessaúde e IA são os principais fatores para o sucesso

O jornal O Globo publicou uma matéria destacando que o Piauí foi o estado com o menor tempo médio de espera por consultas médicas no Sistema Único de Saúde (SUS). O governador Rafael Fonteles compartilhou a notícia nas redes sociais nesta segunda-feira (17). O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, parabenizou o governador pelo investimento em inovação e tecnologia.
"Parabéns, governador Rafael. O senhor sabe que essa é a minha obsessão: reduzir o tempo de espera para atendimento em diversas especialidades em todo o país. E estamos aprendendo com aqueles que estão fazendo a diferença, como no caso do Piauí, que utiliza telessaúde, tecnologia e inteligência artificial para direcionar e avaliar mais rapidamente a necessidade de exames", afirmou o ministro.
Rafael Fonteles destacou que essa conquista é fruto de um esforço coletivo dos profissionais do SUS no Piauí, além de ser uma aposta bem-sucedida do Governo do Estado na tecnologia. Ele mencionou o programa Piauí Saúde Digital, que, por meio da telessaúde, facilita o acesso a especialistas em todas as regiões do estado.
De acordo com o levantamento realizado pelo jornal O Globo, com base em dados do Ministério da Saúde, o tempo médio de espera para consultas no Piauí foi de 10,8 dias, significativamente menor que a média nacional de 57 dias. O maior tempo de espera foi registrado no Distrito Federal, com 150,3 dias. Esses dados referem-se ao ano de 2024.
Na região Nordeste, os estados com desempenho mais próximo ao do Piauí foram Bahia (12,5 dias), Alagoas (13,2 dias) e Maranhão (17,1 dias). Nos demais estados da região, os pacientes esperam, no mínimo, 30 dias, sendo o maior tempo de espera registrado em Pernambuco, com 73,2 dias.
O levantamento indicou que o tempo médio de espera para consultas abrange as 57 especialidades disponíveis no SUS. O estudo foi realizado a partir do cruzamento de dados do Sistema Nacional de Regulação (Sisreg), a plataforma utilizada pelo governo federal para gerenciar o acesso à saúde.
Deixe sua opinião: