Meio Ambiente

Piauí é o 3º maior produtor de energia limpa do país

Piauí foi o estado com maior expansão em grandes parques de energia solar e eólica


Ccom Piauí é o 3º maior produtor de energia limpa do país
Piauí é o 3º maior produtor de energia limpa do país

A transição energética no Piauí, que tem ganhado destaque nos últimos anos, foi abordada em uma reportagem exibida pela emissora CNN. O estado ocupa o terceiro lugar na produção de energia solar e eólica no Brasil, com 118 usinas geradoras de energia limpa instaladas em 17 municípios. A reportagem também menciona o potencial de outros estados como Rio Grande do Norte e Bahia.

De acordo com Bruno Carmo, vice-diretor do Centro de Pesquisa da USP, "essa energia é considerada limpa porque no seu processo de produção não é emitido nenhum tipo de gás poluente."

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) destacou o Piauí como o estado com maior expansão em grandes parques de energia solar e eólica em 2024, com a instalação de 14 novas usinas e uma ampliação de 400 MW. Em julho do mesmo ano, o estado ultrapassou a marca de 6 GW de capacidade instalada, sendo a maior parte dessa energia proveniente de 118 usinas eólicas, com 4 GW de potência instalada. Os outros 2 GW são provenientes de 60 parques solares.

Além de seu compromisso com a sustentabilidade, a produção de energia limpa no Piauí tem gerado benefícios econômicos significativos, como a redução de custos na indústria, o aumento da geração de empregos e a melhoria da infraestrutura das cidades que recebem investimentos neste setor.

O Brasil, por sua vez, possui capacidade para gerar até 30 GW de energia eólica, com uma produção anual de até 203 GW, sendo 84% dessa energia proveniente de fontes renováveis. Ricardo Castelo, vice-presidente de Energias Renováveis da Invest i9, ressaltou à reportagem que "a matriz elétrica do Piauí é 100% renovável, com cerca de 70% de energia eólica, fazendo com que o estado tenha um diferencial competitivo em comparação com outros estados devido a essa matriz limpa e renovável."

Siga nas redes sociais

Deixe sua opinião: