Pedro Laurentino lança nota de repúdio à TV Meio Norte
Sistema Meio Norte de televisão decidiu excluir três partidos de esquerda (UP, PSTU e PCO) do debate entre os candidatos a prefeito de Teresina

Veja a nota de repúdio na íntegra:
Nota de repúdio da Unidade Popular
Democracia já!!
O Sistema Meio Norte de televisão decidiu excluir três partidos de esquerda (UP, PSTU e PCO) do debate entre os candidatos a prefeito de Teresina que ocorrerá no próximo domingo, dia 27. A justificativa é que somente partidos com representação no Congresso Nacional possam ter assento no respectivo debate.
A Unidade Popular, partido que conquistou o seu registro no ano passado de forma limpa e honesta discutindo política com a população nas ruas e nas praças, vem protestar contra essa decisão discriminatória da emissora que não permite ao eleitorado conhecer mais de perto, por meio do confronto de idéias e valores, cada um dos 13 postulantes ao cargo de prefeito de Teresina.
Ademais, como poderia a UP ter representação no parlamento se essa é a primeira eleição que concorre? A não ser que se submetesse ao inadmissível e imoral jogo de compra e venda e mandatos, transformando-se em mais uma legenda de aluguel. E isso não consta do nosso vocabulário de princípios.
Tal decisão excludente assemelha-se ao que ocorre com os jovens que procuram seu primeiro emprego no mercado de trabalho. Como não têm experiência para trabalhar e não tem trabalho para adquirir experiência, são condenados ao desemprego a que já estão submetidos 40 milhões de trabalhadores e trabalhadoras brasileiros. A legislação eleitoral não obriga, mas também não proíbe, que os candidatos dos partidos sem representação parlamentar tenham assento nas bancadas dos debates. Essa é uma prerrogativa das próprias emissoras de TV.
Já a rede Globo de televisão decidiu que participarão dos seus debates somente os quatro candidatos mais bem situados nas pesquisas eleitorais. A prosseguir essa lógica tacanha, chegará o perigoso momento em que os prefeitos e parlamentares serão eleitos pelo IBOPE, pela DATAFOLHA ou diretamente pela mídia e não mais pelo povo.
Eleição pressupõe democracia e, democracia pressupõe o exercício do contraditório, do confronto de idéias, do choque de opiniões, da igualdade de condições na disputa. A Unidade Popular fará a sua campanha nas ruas – observando os protocolos de segurança, claro – mas exige que tenha assegurado o seu espaço, bem como o de todos os demais partidos, nos debates patrocinados pela grande mídia. Com certeza iremos qualificar o debate.
Onde cabe 10, cabem 13 candidatos!! Que os debates sejam amplos, gerais e irrestritos. Democracia já!!
Pedro Laurentino
Pré-candidato a prefeito de Teresina pela UP
Deixe sua opinião: