Papa Francisco reaparece ao público pela primeira vez após internação
A última aparição pública do papa havia ocorrido no fim de fevereiro

O papa Francisco fez neste domingo (6) sua primeira aparição pública desde que retornou ao Vaticano, após um longo período de internação devido a uma pneumonia. A presença do pontífice emocionou os fiéis reunidos na Praça São Pedro, onde ele participou brevemente da missa dominical, celebrada por bispos.
A bordo de uma cadeira de rodas e utilizando oxigênio por via nasal, o papa atravessou um corredor no meio da multidão sob aplausos calorosos. Ele acenou diversas vezes e cumprimentou fiéis antes de se posicionar em um palco, afastado do público.
Em uma breve saudação, Francisco disse apenas: “Bom domingo a todos. Muito obrigado.” Mais tarde, por meio das redes sociais, ele compartilhou uma reflexão pessoal sobre seu estado de saúde: “Neste momento da minha vida, compartilho com vocês, queridos irmãos e irmãs doentes, a experiência da enfermidade, de me sentir frágil, de depender dos outros em tantas coisas, de precisar de apoio.”
O Vaticano informou que o pontífice participou da peregrinação jubilar “dos doentes e do mundo da saúde”.
Francisco, de 88 anos, passou cinco semanas internado em um hospital de Roma para tratar uma pneumonia que comprometeu ambos os pulmões, agravando seu estado de saúde. Recebeu alta há duas semanas, com recomendação médica de permanecer em repouso por dois meses e evitar aglomerações.
A última aparição pública do papa havia ocorrido no fim de fevereiro, quando já demonstrava sinais de debilidade respiratória. Na ocasião, precisou que um assessor lesse seu sermão.
Deixe sua opinião: