Religião

Padre de 103 anos morre enquanto rezava Ave Maria no Rio de Janeiro

Ele nasceu em Minas Gerais, viveu grande parte da vida no Rio, onde era reconhecido pelo carinho e dedicação aos fiéis


Reprodução Padre de 103 anos morre enquanto rezava Ave Maria no Rio de Janeiro
Padre José Luciano Jacques Penido

O padre José Luciano Jacques Penido morreu aos 103 anos enquanto rezava a Ave Maria na Igreja de Santo Afonso, na Tijuca. Nascido em Minas Gerais, viveu grande parte da vida no Rio, onde era reconhecido pelo carinho e dedicação aos fiéis. Além da atuação religiosa, destacou-se pela preservação da memória da escravidão ao fundar o Museu do Escravo em sua cidade natal.

O QUE ACONTECEU

Um padre de 103 anos morreu enquanto rezava a oração da Ave Maria na Igreja de Santo Afonso, na Tijuca, Zona Norte do Rio de Janeiro.

Segundo a Arquidiocese do Rio de Janeiro, o padre José Luciano Jacques Penido passou seus últimos momentos em oração, acompanhado por outros cinco sacerdotes que residem na mesma igreja. A morte ocorreu por volta das 18h da sexta-feira (9).

Nascido em 18 de outubro de 1922, em Belo Vale, Minas Gerais, Penido viveu grande parte de sua trajetória no Rio de Janeiro, onde conquistou o carinho e a admiração dos paroquianos. A Arquidiocese o descreveu como “um sacerdote de grande coração, solícito, gentil, humilde e profundamente carinhoso com as pessoas”.

Além da atuação religiosa, o padre também se dedicou à preservação da memória da escravidão no Brasil. Em sua cidade natal, fundou o Museu do Escravo, iniciativa voltada à valorização da história e da memória do povo negro.

De acordo com a Arquidiocese, a vocação religiosa de Penido manifestou-se ainda na infância, quando costumava brincar de reproduzir as homilias ouvidas nas missas dominicais. O contato com os missionários redentoristas, durante as Santas Missões em Belo Vale, foi decisivo para a escolha do sacerdócio.

Ele morou no Rio de Janeiro pela primeira vez entre 1959 e 1961, já ligado à Paróquia Santo Afonso. Posteriormente, retornou a Minas Gerais e passou dois anos em Roma, dedicando-se aos estudos. Desde 1975, estabeleceu-se definitivamente na Paróquia da Tijuca.

Em 2022, ao completar 100 anos, padre Penido recebeu uma bênção apostólica enviada pelo papa Francisco e uma carta do Superior Geral dos Redentoristas, padre Rogério Gomes, que destacou e agradeceu a vida dedicada à Congregação.

Siga nas redes sociais

Deixe sua opinião: