Política

Os bolsominions piram: Lula será homenageado pela Academia Francesa em Paris

Só dois brasileiros foram agraciados: Pedro II e Lula


Ricardo Stuckert Os bolsominions piram: Lula será homenageado pela Academia Francesa em Paris
Lula recebe mais alta honrraria francesa

O presidente Lula (PT) será homenageado pela Academia Francesa em Paris, tornando-se o primeiro brasileiro a receber essa distinção desde Dom Pedro II, em 1872. A cerimônia, marcada para o início de junho, ocorrerá durante sua visita oficial à França, conforme informações do Globo.

A homenagem representa uma das honrarias mais raras concedidas pela instituição fundada em 1635. Desde então, apenas 19 chefes de Estado foram reconhecidos pela academia, uma média de quatro por século, segundo fontes envolvidas na organização do evento.

A homenagem está prevista para o dia 5 de junho, coincidindo com a visita de Estado de Lula à França. A data ainda pode sofrer ajustes, mas a cerimônia será reservada e contará com a presença dos 40 membros da academia.

A iniciativa partiu do secretário perpétuo da Academia, o escritor franco-libanês Amin Maalouf. Durante a sessão, Lula será recebido como convidado especial e participará de um debate sobre uma palavra escolhida pelos organizadores.

Caso a palavra seja inédita no vocabulário da Academia, ela poderá ser incorporada ao Dicionário da Academia Francesa, com o registro de que foi discutida com a presença e contribuição do presidente brasileiro. Do lado brasileiro, a ideia é sugerir uma palavra com forte significado para Lula.

Compromissos na França

A chegada de Lula a Paris está prevista para os dias 3 ou 4 de junho. No dia 5, além da homenagem na Academia Francesa, ele será recebido com honras pelo presidente Emmanuel Macron no Boulevard des Invalides. A cerimônia incluirá a execução dos hinos nacionais da França e do Brasil, além da revista das tropas pela guarda republicana.

Após a recepção, Lula e Macron seguirão em comboio com escolta mista de cavalos e viaturas até o Palácio do Eliseu, residência oficial da presidência francesa, onde os dois líderes terão uma reunião privada. À noite, Lula será o convidado de honra no jantar de Estado oferecido por Macron.

No dia 6 de junho, Lula deve receber o título de doutor honoris causa da Universidade Paris VIII, localizada em Saint-Denis, na periferia de Paris e com forte atuação em temas sociais.

No mesmo dia, está em discussão a possibilidade de Lula visitar uma base naval em Toulon e passar a noite no Forte de Brégançon, a residência de verão da presidência francesa. Entre os poucos líderes mundiais convidados a se hospedar no local estão Vladimir Putin, em 2019, e a ex-chanceler alemã Angela Merkel, em 2020.

Já no sábado, 7 de junho, o presidente seguirá para Nice, onde participará da Conferência das Nações Unidas para os Oceanos (UNOC). A agenda está alinhada à preparação da COP 30, que será realizada em Belém (PA) no final do ano, e que contará novamente com a presença de Macron.

No domingo, há previsão de que Lula participe de um fórum internacional sobre economia e finanças azuis em Mônaco, voltado ao financiamento de atividades sustentáveis e à proteção ambiental. À noite, ele retorna a Nice para um jantar da UNOC. A conferência acontecerá no dia seguinte, 9 de junho, quando está previsto o retorno do presidente ao Brasil.

Siga nas redes sociais

Deixe sua opinião: