"O que o PT fará em 2026? Eu não sei! Sou um simples militante partidário"
O desejo é de um PT mais radical
O que o PT fará em 2026 ?
Eu não sei! Eu sou um simples militante do Partido.
Mas, eu queria que o PT adotasse uma postura de mais energia, de mais radicalismo. Eu queria um PT, mais PT, e, menos gerente de frente ampla.
Quando eu digo que quero um PT mais radical, não estou dizendo que quero transforma-lo numa Convergência Socialista ou num PSTU, mas, o PT vem se descaracterizando enquanto ator político da sociedade a ponto até de trocar seu vermelho pelo branco. E a cor é o menor dos problemas. As políticas de governo do PT são diminuídas, se tornam acanhadas devido aos governos amplos que o PT vem realizando.
Falo isso com a autoridade de quem, em 2002, comprou brigas homericas com amigos petistas, defendendo a aliança, no Piauí, de Wellington Dias e Xavier Neto, e, no Brasil, de Lula com José de Alencar. Aquele foi um momento, o PT precisava de outros atores políticos para suavizar sua imagem e com isso chegar ao poder. E aconteceu assim.
Mas os tempos passaram. Daquele momento para cá aconteceu a primavera árabe, uma primeira vitória de Trump (estamos às vésperas de uma segunda) e eleições de políticos radicais de direita no mundo.
No Brasil tivemos as jornadas de 2013, a deposição de Dilma, a prisão de Lula e a vitória de Bolsonaro em 2018.
Na eleição de 2024 não elegemos uma só prefeitura, das quase 30 que o Brasil possui. Por um deslize de Pablo Marçal, passamos para o segundo turno em SP. Mas aquela cidade, por muito pouco, não teve dois políticos de extrema direita disputando o eleitor paulistano no turno final.
Está na hora, PT, de rever posições. E isso nem é feio, nem errado.
O mundo muda, é dinâmico. O PT não pode ter medo de mudar. Mude e cresça PT.
Há aliados e aliados. Não se pode continuar com quem, logo ali, vai te morder.
Deixe sua opinião: