Outros Temas

Mulher morre em queda durante rapel na Pedra do Elefante, em Minas Gerais

A vítima era considerada uma escaladora experiente e estava acompanhada por dois amigos, também com larga vivência na atividade


Reprodução Mulher morre em queda durante rapel na Pedra do Elefante, em Minas Gerais
Daiane Marques

A servidora pública Daiane Marques, de 36 anos, morreu neste sábado (5/7) após sofrer uma queda durante uma descida de rapel na Pedra do Elefante, em Andradas, no sul de Minas Gerais. Daiane era funcionária da Secretaria de Meio Ambiente de Cordeirópolis, no interior de São Paulo, e praticava escalada há anos.

De acordo com o Centro de Treinamento de Escalada de Cordeirópolis (CTEC), a vítima era considerada uma escaladora experiente e estava acompanhada por dois amigos, também com larga vivência na atividade. O grupo realizou a escalada com sucesso e chegou ao cume da montanha no início da tarde. Durante o retorno à base, iniciado por meio de rapel, Daiane foi a primeira a descer — o que impediu os companheiros de testemunharem o acidente.

O Corpo de Bombeiros de Minas Gerais foi acionado para o resgate, mas a morte foi confirmada ainda no local por equipes de salvamento e escaladores voluntários da região. Segundo relato repassado pelos bombeiros, Daiane caiu quando ainda faltavam cerca de 93 metros para alcançar a base da serra. As causas da queda ainda são desconhecidas, mas a vítima teria se chocado contra o paredão rochoso e a vegetação ao redor.

O CTEC publicou nota lamentando a tragédia e prestando solidariedade à família da escaladora. “Os amigos e a comunidade de escaladores de Andradas e região se solidarizam com a família da Daiane e buscam superar essa perda imensurável”, diz o texto.

A Prefeitura de Cordeirópolis também manifestou pesar pela morte da servidora e decretou luto oficial de três dias. O velório de Daiane teve início às 20h deste domingo (6/7) e se estenderá durante toda a madrugada, conforme pedido dos familiares. O sepultamento será realizado nesta segunda-feira (7/7), às 13h, no Cemitério Municipal de Cordeirópolis.

Siga nas redes sociais

Deixe sua opinião: