Política

Mais de 5,3 milhões de eleitores terão título cancelado

Prazo para regularizar a situação do título se encerrou nesta segunda


Reprodução Mais de 5,3 milhões de eleitores terão título cancelado
Título de eleitor

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) informou nesta terça-feira (20) que mais de 5,3 milhões de títulos de eleitor estão sujeitos a cancelamento. A medida afeta cidadãos que não compareceram às três últimas eleições, não justificaram a ausência nem pagaram as multas correspondentes.

O prazo oficial para regularizar a situação terminou na segunda-feira (19). No entanto, esses eleitores ainda têm uma última oportunidade: até o dia 29 de maio, é possível solicitar a regularização diretamente em um cartório eleitoral ou por meio do autoatendimento online no site da Justiça Eleitoral.

A decisão final sobre o cancelamento caberá ao juízo eleitoral, que analisará a documentação apresentada no pedido.

O TSE ressalta que não enviará notificações individuais sobre o cancelamento. Para verificar a situação do título, o eleitor deve acessar o site oficial do TSE.

A Justiça Eleitoral reforça que apenas pagar os débitos não é suficiente para evitar o cancelamento. É necessário também solicitar formalmente a regularização do título.

A partir de 30 de maio, quem não tiver tomado nenhuma providência terá o título de eleitor cancelado, ficando impedido de votar ou se candidatar em eleições futuras.

Siga nas redes sociais

Deixe sua opinião: