G20 Brasil 2024

Lula gosta de dialogar com a sociedade, segundo Regina Sousa

Titular da Sasc, a secretária ressaltou a importância do modelo social do G20, que acontece em Teresina.


Foto: Marcos PauloSecretaria de Assistência Social, Regina Sousa
Secretaria de Assistência Social, Regina Sousa

O Piauí teve uma mudança fundamental nos últimos 20 anos e, com a aplicação de politicas sociais que visam a igualdade, o estado, antes tido como um dos mais pobres do país, pôde elevar seu Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), de acordo com o PNUD.

A secretária de Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos, Regina Sousa, conversou com o pensarpiauí sobre os números apresentados durante o seminário “Na rota para o G20: a experiência recente do Piauí no combate à fome e à pobreza”.

“Esta iniciativa de dialogar com a sociedade é graças ao presidente Lula, que criou este modelo enquanto presidente do G20 este ano. Ele resolveu fazer esse modelo descentralizado de preparação para a reunião que acontece em novembro, no Rio de Janeiro. Essas reuniões regionais são importantes para colher dados e informações e mostrar a realidade local, que é muito importante”, disse Regina Sousa.

Na esteira das discussões que devem acontecer ao longo dos dias, Regina Sousa deu ênfase as questões ambientais e trouxe a situação que vive o Rio Grande do Sul à tona.

“Eles vêm aqui conhecer uma realidade. Claro que estão tendo um banho de informações com a questão do Rio Grande do Sul e as mudanças climáticas, que é o tema principal. O combate à fome e a questão climática estão ligados, porque não haverá alimentos com o tratamento dado à natureza. Veja o próprio Rio Grande do Sul, mais de 50% do pampa desmatado, um bioma que só tem lá e foi desmatado para plantar coisas que não têm nada a ver com a mata nativa”, finalizou a secretária.

Deixe sua opinião: