Outros Temas

Irmã Celina, de Pedro II, morre aos 94 anos

Ela era baiana, mas tornou-se cidadã Piauiense e de Pedro II pelo trabalho de assistência e educação para os pobres


Foto: ReproduçãoIrmã Celina: uma vida de dedicação aos pobres
Irmã Celina: uma vida de dedicação aos pobres

Morreu na manhã deste sábado (27), num hospital de São Paulo, a freira Nanete dos Santos Paraíso, mais conhecida como Irmã Celina. Ela tinha 94 anos, e era muito conhecida em todo o Piaui pelo seu trabalho de educação e assistência aos pobres. 

Irmã Celina morava e trabalhava há muitos anos na cidade de Pedro II. A noticia da morte da regigosa comoveu a cidade. Muitos amigos, politicos, alunos, professores e gente simples de todas as matizes religiosas estão colocando mensagens de tristeza e homenagens a ela.

Reconhecida por sua incansável dedicação às causas sociais, irmã Celina deixou um legado de amor, solidariedade e compromisso com os mais necessitados. Sua trajetória de vida foi marcada por importantes contribuições ao município de Pedro II. Em junho de 2019, ela recebeu o título de cidadã Pedrossegundense, e em outubro do mesmo ano, recebeu o título de cidadã Piauiense, em reconhecimento aos seus relevantes serviços prestados à comunidade.

Irmã Celina, como era conhecida, era baiana de Ubaitaba, era formada em Serviço Social e dedicou sua vida à nobre missão de trabalhar pela melhoria de vida da população mais pobre, sempre buscando levar cidadania com uma vida digna, através da orientação e formação profissional. No ano de 2001, ela veio para a cidade de Pedro II, onde presidiu a Fundação Santa Ângela (EFASA), por quase duas décadas.

"Hoje, dia 27, irmã Celina foi celebrar no céu com Santa Ângela. Eterna gratidão por tudo que irmã Celina fez por nossa Província e Instituto. Que Maria da Encarnação, Santa Ângela, e todos os Santos a recebam no céu. Ficamos com a saudade e a lembrança da mulher forte, brava, militante pela causa dos menores e sem-terra. Irmã Celina parte em paz! Nosso abraço, carinho e nossas orações", diz a nota emitida pela EFASA.

Familiares e amigos de Irmã Celina informam que o velório está ocorrendo numa capela e o sepultamento está previsto para as 16 horas deste sábado, no Cemitério da Saudade, em Ribeirão Preto, São Paulo. 

Homenagem 

O deputado estadual Francisco Limma, amigo de longas datas da Irmã Celina, foi um dos primeiros a se manifestar e prestar homenagem à ela pela redes sociais. Ele lamentou o falecimento da religiosa e destacou suas qualidades e seu dedicado trabalho de assistência aos pobres.

Com informações do Piauí Hoje

Siga nas redes sociais

Deixe sua opinião: