INSS reforça atendimento com 500 novos peritos médicos
Primeira nomeação em 15 anos prioriza municípios com maior demanda e visa ampliar a capacidade de atendimento pericial do INSS em todo o país.
As agências da Previdência Social em todo o país começaram a receber nesta quarta-feira (30) um reforço de 500 novos peritos médicos federais, aprovados em concurso público realizado pelo Ministério da Previdência Social. Esta é a primeira nomeação de profissionais da área após um intervalo de 15 anos sem seleção específica para o cargo.
A iniciativa tem como principal objetivo reduzir o tempo de espera por perícias médicas, especialmente em regiões com maior demanda. Segundo o governo, os primeiros 250 profissionais já tiveram os nomes publicados no Diário Oficial da União e devem tomar posse em agosto.
“Os novos peritos irão atuar onde a espera é maior. Esse reforço vai fazer diferença real para o cidadão que aguarda por atendimento”, afirmou o ministro da Previdência Social, Wolney Queiroz.
Reforço em regiões com maior carência
Do total de nomeações, 356 — mais de 70% — foram destinados às regiões Norte e Nordeste. Os estados com maior número de novos profissionais são Maranhão (50), Ceará (60) e Amazonas (20). A expectativa é que a capacidade de atendimento com perícias médicas cresça 46,56% na Região Norte e 36,31% no Nordeste.
Outras regiões do país também serão beneficiadas: o Centro-Oeste terá aumento de 28% na capacidade de atendimento, seguido do Sudeste (5,2%) e do Sul (2,7%). A distribuição obedece critérios de carência e demanda. Enquanto estados com estrutura mais consolidada, como São Paulo e Rio de Janeiro, receberão apenas dois peritos cada, áreas com maior déficit, como o Maranhão, terão reforço mais expressivo.
Interior e municípios isolados também serão contemplados
Ao todo, 235 municípios receberão novos profissionais, com foco em localidades de difícil acesso e alta demanda reprimida. Entre os municípios contemplados estão Santa Inês (MA), Xique-Xique (BA), Quixeramobim (CE), Araguatins (TO) e Boa Vista (RR).
No Acre, Cruzeiro do Sul será beneficiado, enquanto no Amapá, os novos peritos atuarão nas cidades de Macapá e Santana. Minas Gerais e Bahia, estados com grande número de municípios e população, receberão 29 e 37 peritos, respectivamente.
Concurso teve alta concorrência
O concurso público que selecionou os novos peritos foi organizado pelo Cebraspe e realizado em 16 de fevereiro deste ano, reunindo quase 14 mil candidatos. A nomeação ocorrerá em duas etapas: a primeira, com 250 aprovados, já está em andamento; os demais devem ser convocados nas próximas semanas, conforme cronograma do ministério.
A contratação dos novos peritos integra um conjunto de ações para modernizar o atendimento do INSS e acelerar a concessão de benefícios por incapacidade, aposentadorias e outros auxílios que exigem avaliação médica pericial.
Deixe sua opinião: