Hoje é Dia Nacional da Consciência Negra
Em 20 de novembro de 1695, morria assassinado Zumbi dos Palmares

No dia 20 de novembro de 1695, morria assassinado Zumbi dos Palmares, pouco mais de um ano depois do quilombo ter sido destruído e seus habitantes terem sido mortos.
Depois da destruição do quilombo, o líder fugiu e viveu um ano e meio se escondendo na mata mas, teve seu esconderijo denunciado por um de seus homens, que confessou sob tortura. O líder quilombola foi assassinado, teve sua mão cortada e cabeça decepada. A cabeça foi levada como um prêmio e exposta em praça pública.
A data é hoje “comemorada” como o Dia Nacional da Consciência Negra mas, por conta do apagamento da nossa história, muitos não sabem do que se trata.
Mesmo o termo tendo surgido por volta de 1970 e a luta sempre existido, a data só foi instituída em 2011 com a lei 12.519, durante o governo de Dilma Rousseff, e não é considerada um feriado nacional.
A comunidade preta destina o dia para relembrar a luta contra a opressão, comemorar suas vitórias e refletir sobre tudo o que cerca essa data. Atualmente, a data funciona como mais um dia para combater o racismo.
Deixe sua opinião: