Outros Temas

Governo vai abrir mais 10 mil vagas em concursos neste ano

Anúncio foi feito pela ministra da Gestão, Esther Dweck


Foto: ReproduçãoConcurso Público
Concurso Público

Esther Dweck, ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, anunciou que pretende reforçar a realização de concursos públicos em 2023. Até o momento, foram divulgados três editais, totalizando a abertura de 8.200 vagas. Mas a ministra almeja abrir mais 10 mil vagas e antecipar parte do cronograma de 2024 para este ano. 

A ministra quer possibilitar que os aprovados em futuros concursos ingressem nos cargos ainda durante o atual mandato governamental. Se os concursos ocorrerem apenas no próximo ano, os candidatos aprovados poderão assumir seus postos somente em 2025, restando pouco tempo para contribuir com a gestão de Esther Dweck.

Será desembolso anualmente cerca de R$ 1,5 bilhão para as vagas já anunciadas, segundo o governo. Para às vagas futuras, o valor a ser destinado dependerá das carreiras escolhidas.

Segundo Esther Dweck, a reposição dos 80 mil servidores que estão faltando desde 2016 é um desafio considerável. A transformação digital também tem influenciado nesse cenário, impossibilitando identificar o número exato de servidores necessários para recompor o quadro do governo.

Foto: Agência BrasilLuiz Inácio Lula da Silva e ministra da Gestão, Esther Dweck.
Luiz Inácio Lula da Silva e ministra da Gestão, Esther Dweck.

Deixe sua opinião: